>
A fuga do dia chegou às Caldas da Rainha e a vitória foi para Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) foi segunda na etapa e assinou a conquista da 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19.
A segunda e última etapa da 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19 teve um total de 55,6 quilómetros, levando as corredoras de A-dos-Francos, terra natal de João Almeida, até às Caldas da Rainha.
A fuga do dia deu-se após o segundo prémio de montanha, colocado na Foz do Arelho, ao quilómetro 33,3. Entre as fugitivas estiveram a líder da geral individual, Mariana Líbano e Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense), Daniela Simão e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e Emília Baía (Korpo Activo/Penacova).
Até ao final da etapa, o pelotão acabaria por se fragmentar em dois, ficando as cinco corredoras em cabeça de corrida com 30 segundos de vantagem para o primeiro gruo intermédio e cerca de um minuto para o segundo.
Chegadas à reta final, Marta Carvalho tornou a destacar-se e a ser a mais forte ao sprint, com Mariana Líbano a passar a meta na segunda posição. Beatriz Guerra foi a terceira classificada e a melhor cadete na etapa.
“Tentei nunca perder de vista o pelotão e responder sempre bem aos ataques. Quando conseguimos formar uma fuga, em que fomos cinco corredoras, ganhámos alguma vantagem ao pelotão e viemos assim até ao final. Não esperava discutir novamente a vitória, porque não fazia ideia de como iria ser a etapa. Quando percebi que tinha a possibilidade de vencer dei o meu máximo e estou muito feliz por ter conseguido mais uma vitória”, afirmou Marta Carvalho.
Com o segundo lugar nesta última etapa, Mariana Líbano assegurou a camisola amarela e ainda a camisola verde, dos pontos. “Estou muito orgulhosa por ter ganho esta corrida. Queria vencer a prova desde o primeiro dia e felizmente conseguimos segurar a amarela até ao final. Defendemos sempre muito bem a liderança e por isso tenho de agradecer muito à minha equipa, que me ajudou sempre que eu precisei, trabalhou muito e esta camisola é de todas nós.”
Daniela Simão foi a segunda da geral final, a 32 segundos de Mariana Líbano, arrecadando ainda a camisola branca, de melhor cadete na corrida. Marta Carvalho fechou o pódio final, na terceira posição, a 35 segundos da vencedora. A camisola da montanha ficou para Beatriz Guerra e a Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais foi a melhor equipa.
“A camisola branca era o meu principal objetivo desde o primeiro dia, onde consegui conquistar a liderança desta classificação no contrarrelógio, que é uma disciplina em que me sinto confortável. O meu objetivo para o resto das etapas era manter a branca e estou muito feliz por ter conseguido fazê-lo”, revelou Daniela Simão.