>
A Seleção Nacional de BTT vai competir no Campeonato do Mundo desta vertente do ciclismo, em Les Gets, França, entre quinta-feira e domingo. Portugal terá nove representantes, cinco na disciplina de cross country olímpico (XCO) e quatro na especialidade de downhill (DHI).
No XCO, disciplina olímpica de BTT, Portugal contará apenas com corredores juniores e sub-23. Em sub-23 estão convocados João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team). Os juniores escolhidos são Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), Guilherme Barros (24horas Altimetria/Ontrack) e Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP).
“Estaremos presentes com um lote de corredores muito jovens no XCO. Os resultados do Artur Mendonça em provas internacionais, ao longo de toda a época, permitem-nos ter a expectativa de uma boa classificação. O mesmo se aplica à Raquel Queirós, que pretendemos que dê sequência no Mundial à série de lugares no top 10 que vem alcançando nas últimas semanas”, antevê o selecionador nacional, Pedro Vigário.
No DHI, a Seleção Nacional contará com Gonçalo Bandeira e Vasco Vasconcelos, em elite, e com Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz/CN Seixal) e Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling), na categoria de juniores.
“Temos uma equipa de DHI formada por corredores que se têm destacado no circuito nacional. O mais experiente internacionalmente, apesar de ser sub-23 de segundo ano, é o Gonçalo Bandeira. O objetivo para todos é a passagem à final”, resume Pedro Vigário.
Os primeiros a competir serão os ciclistas de DHI, cuja qualificação irá ocupar toda a manhã de quinta-feira, 25 de agosto. No mesmo dia competem os juniores na disciplina de XCO. A feminina corre às 14h00 e os masculinos escutam o tiro de partida às 16h00.
Sábado será o dia das finais de DHI. Caso os portugueses cumpram o objetivo de apuramento para a corrida decisiva, irão competir às 8h30 – juniores – e às 13h35 – elite.
Domingo é dia das provas sub-23 de XCO. Raquel Queirós compete às 8h00 e João Cruz alinha às 9h45.