>
Gabriel Baptista somou mais um top 10 no Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, em Cali, Colômbia, conseguindo a nona posição na corrida por pontos, um dia depois de ter sido sexto em scratch. Patrícia Duarte foi 18.ª no concurso de omnium.
Os dois corredores voltaram a ter de ultrapassar as fases de apuramento para garantirem a entrada nas respetivas finais, processo que Gabriel Baptista e Patrícia Duarte concluíram com sucesso, no final do dia de sexta-feira.
O júnior masculino foi um dos 22 apurados para a final da corrida por pontos, cem voltas ao velódromo colombiano. Num pelotão com nível médio elevado – pontuaram 15 dos 22 participantes – Gabriel Baptista conseguiu pontuar em dois sprints da segunda metade da corrida, totalizando 7 pontos.
Este desempenho valeu ao português o nono lugar – segundo melhor entre os ciclistas que não conseguiram dobrar o pelotão. Na luta pelas medalhas impôs-se o canadense Ethan Powel, com 53 pontos, mais três do que o italiano de origem colombiana Juan David Sierra. O terceiro, com 41 pontos, foi o russo Daniil Kazakov.
Patrícia Duarte, por sua vez, conseguiu a qualificação para o concurso de omnium. A portuguesa foi 13.ª em scratch, 16.ª na corrida tempo e 18.ª na eliminação. Na corrida por pontos, que define a classificação final, a ciclista da Seleção Nacional esteve ao ataque e ainda entrou isolada na última volta, à procura dos dez pontos do derradeiro sprint, mas não conseguiu pontuar.
No conjunto das quatro provas do omnium, Patrícia Duarte somou 32 pontos, fechando a competição no 18.º lugar. A vitória no omnium foi muito celebrada nas bancadas, dado que pertenceu a uma colombiana, Juliana Londoño, com 148 pontos. Seguiram-se a francesa Clémence Chereau, com 124, e a japonesa Misaki Okamoto, com 111.
Este sábado é um dia de agenda cheia para Portugal, na última jornada com participação de Patrícia Duarte e Gabriel Baptista no Campeonato do Mundo 2023. Às 15h30, Patrícia Duarte compete na qualificação da corrida por pontos, disciplina em que conseguiu a medalha de bronze no Campeonato da Europa, no mês passado. Cerca de 30 minutos depois, Gabriel Baptista vai bater-se pela entrada no lote de finalistas do omnium masculino, concurso que vai desenrolar-se entre as 17h50 e a 1h15 de domingo.
Patrícia Duarte irá ainda enfrentar outra qualificação, em perseguição individual, marcada para as 18h20. Caso se qualifique em ambas as disciplinas, a corredora portuguesa disputa as finais de corrida por pontos, às 23h30, e de perseguição individual, às 0h20.