>
César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o primeiro a vestir a camisola amarela do 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc, depois de ter vencido a primeira etapa da prova, que ligou Albergaria-a-Velha e Águeda, num total de 141,7 quilómetros.
O experiente ciclista luso fez-se valer de uma fuga que desenhou logo nos primeiros dez quilómetros da corrida, tendo aguentado à meta final na liderança. César Fonte cortou mesmo a meta isolado, com dois segundos de vantagem sobre o pelotão. O pódio ficou completo com Rafael Silva (Efapel) e Sergi Darder (High Level-GSport-Grupo Torno), por esta ordem, ambos a dois segundos.
A fuga inicial, de resto, foi a grande chave desta primeira tirada do Grande Prémio JN. Aconteceu ainda dentro dos primeiros dez quilómetros, com César Fonte, André Ramalho (Credibom-LA Alúminios-Marcos Car), Jonatan Montoya (Portos Windmob) e Ignacio Martinez (High Level-GSport-Grupo Torno) a ganharem rapidamente uma vantagem superior a um minuto. Ao quilómetro 23, Montoya ficou para trás, mas os três resistentes seguiam já com uma vantagem de 6m15s.
A vantagem foi crescendo e chegou a ser de sete minutos para o pelotão, com 60 quilómetros percorridos, já depois de Ignacio Martínez ter conquistado o primeiro prémio montanha (3.ª categoria). No entanto, a partir daí, começou a descer. Ainda assim, os fugitivos seguiam na frente e iam aproveitando para conquistar as metas intermédias, primeiro com Ignacio Martínez a vencer a meta volante de Oiã e depois com André Ramalho a conquistar a meta volante da Mealhada.
À entrada para os dez quilómetros finais, a vantagem era de cerca de um minuto e não parou de diminuir até à meta. Os três ciclistas resistiram enquanto puderam, tendo entrado no último quilómetro com cerca de 15 segundos sobre o pelotão. Aí, César Fonte destacou-se e cruzou a meta isolado, com 3h25m47s, menos dois segundos que o pelotão, que incluía os companheiros de fuga, alcançados nos últimos metros.
Somadas as bonificações, César Fonte assume a liderança da classificação geral com oito segundos de vantagem sobre Rafael Silva, segundo classificado, e nove sobre André Ramalho, terceiro. O ciclista da Rádio Popular-Paredes-Boavista, primeira na classificação por equipas, é também o líder da classificação por pontos, com 30, e do combinado. Nas restantes classificações, Ignacio Martinez lidera a montanha, Sergi Darder a juventude, André Ramalho as metas volantes e Jonatan Montoya os sprints especiais.
O 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc volta à estrada já este domingo, com a segunda etapa, uma tirada de 156,7 quilómetros, com partida (12h) e chegada em Valongo, na Avenida 5 de Outubro.