18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Queda impede Renato da Silva de voltar a ser finalista na Taça da Europa de BMX

Na 12.ª e última ronda da Taça da Europa de BMX, Renato da Silva encaminhava-se para repetir a presença na final de juniores masculinos, mas uma queda, provocada por um adversário a poucos metros da meta da meia-final, impediu-o de discutir a presença no pódio.

 

Ainda assim, Renato da Silva voltou a ser o melhor português em prova entre os representantes da seleção nacional, tendo terminado na 16.ª posição da classificação final. Ainda nos juniores masculinos, Bernardo Rocha atingiu de novo os quartos de final, onde foi sexto classificado, tendo terminado na 21.ª posição da classificação geral. Já Rita Xufre, júnior feminina, não conseguiu ultrapassar a fase de qualificação, tendo terminado na nona posição.

 

Nos cadetes, os três atletas masculinos voltaram a conseguir atingir os quartos de final. Lourenço Hartel terminou na 26.ª posição da classificação final, Leonardo Carmo foi 29.º e Francisco Marcelino foi 32.º. Já Leonor Carvalho, entre as cadetes femininas, não conseguiu atingir as eliminatórias, tendo terminado na nona posição final.

“Queríamos melhorar os resultados de sábado e isso não foi conseguido. Devido a uma queda, o nosso júnior ficou impedido de disputar a final, onde iria tentar melhorar o quarto lugar de ontem. Os outros atletas voltaram a revelar uma boa adaptação à pista e à corrida, mas quando entramos nos quartos de final, a experiência competitiva vem ao de cima e paga-se caro por qualquer pequeno erro. Ainda assim, foram experiências e aprendizagens muito importantes nestas categorias de formação”,explicou Alexandre Almeida, selecionador nacional de BMX.

 

Entre os restantes portugueses em prova, a maioria dos quais nas categorias challenge, destaque para os segundos lugares de Tomás Cardoso, em boys 8, e de Miguel Quinta Pinto, em boys 9, bem como para os terceiros lugares de Nuno Carvalho, em cruisers 45+, e de Maria Pinto, em girls 11/12.

Ruben Gommers e Malene Kejlstrup conquistam Taça da Europa

Os vencedores do dia foram Eddy Clerte (França) e Bethany Shriever (Grã-Bretanha), que venceram as provas das categorias elite. Pablo Garcia Marcos (Espanha) e Emily Hutt (Grã-Bretanha) destacaram-se nos sub-23, James Cutter Williams (Estados Unidos da América) e Carla Gomez Garcia (Espanha) entre os juniores e Jesper Wahlberg (Suécia) e Freia Challis (Grã-Bretanha) nos cadetes.

 

No entanto, feitas as contas das 12 rondas da Taça da Europa, foi Ruben Gommers (Bélgica) quem ficou com o troféu da elite masculina, à frente de Cédric Butti (Suíça) e Eddy Clerte (França). Na elite feminina, Malene Kejlstrup (Dinamarca), que não participou devido a lesão, ergueu o troféu, tendo superado Zoe Claessens (Suíça) e Mariana Pajon (Colômbia).

 

Nos sub-23, Pablo Garcia Marcos (Espanha) garantiu a conquista da Taça entre os masculinos, e Francesca Cingolani Ferreira (Itália) entre as femininas. Nos juniores, foram Sienna Harvey (Grã-Bretanha) e Vincent Molén (Suécia) a festejar, em masculinos e femininos, respetivamente. Finalmente, entre os cadetes, destacaram-se Jesper Wahlberg (Suécia), nos masculinos, e Meredith van der Haar (Países Baixos), nas femininas.

 

Chegou assim ao fim a Taça da Europa de BMX, que teve Anadia como palco das duas últimas e decisivas rondas ao longo do último fim de semana, reforçando a capacidade do Centro de Alto Rendimento para acolher eventos de grande prestígio internacional, tal como já tinha acontecido anteriormente neste ano, com os Campeonatos da Europa de Pista e BTT.

 

“Podemos estar orgulhosos da nossa organização. Correu tudo muito bem e tivemos excelente feedback por parte das equipas e dos corredores. Este evento, de escala continental, vai fazer com que esta pista continue a ser um marco para o funcionamento do BMX e para que se mantenha como uma infraestrutura de excelência para o treino de seleções”, explicou Alexandre Almeida, selecionador nacional e um dos responsáveis pela organização do evento.

 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de julho de 2024 – 20:11:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...