>
Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) destacou-se ao sprint e foi o vencedor da sexta etapa do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc. Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) chegou pouco depois, com o pelotão, e segurou a camisola amarela.
A sexta etapa do Grande Prémio JN/Leilosoc ligou o Parque Oriental, no Porto, e a Avenida da Barrinha, em Esmoriz, num total de 137,1 quilómetros. As primeiras ameaças de fuga foram rapidamente controladas pelo pelotão, porém, um grupo de dez ciclistas conseguiu escapar e conquistar uma vantagem de 55 segundos, quando estavam percorridos 30 quilómetros.
Após alguns quilómetros e já depois de Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) ter conquistado a primeira meta volante, António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) e Tiago Antunes (Efapel) perderam o contacto, mas o grupo formado por Pedro Silva e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) Aleksandr Grigorev (Efapel), António Ferreira, Afonso Silva e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) e André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) continuou a ganhar vantagem.
Adrián Bustamante destacou-se também no primeiro prémio montanha e na meta dos sprints especiais e os fugitivos atingiram uma vantagem máxima de 3m10s, com 74 quilómetros já percorridos. A partir daqui, a Rádio Popular-Paredes-Boavista, do camisola amarela Luís Fernandes, assumiu a liderança do pelotão e a vantagem começou a diminuir, tendo estabilizado em 1m45s ao quilometro 105.
Apesar da grande aproximação – o pelotão estava a 50 segundos nos cinco quilómetros finais e a 20 quando faltavam apenas dois -, a verdade é que os fugitivos resistiram até fim. A etapa acabou decidida ao sprint e o jovem Fábio Costa foi o mais rápido, tendo cortado a meta na primeira posição, seguido de Adrián Bustamante e Aleksandr Grigorev, por esta ordem.
Contas feitas, Luís Fernandes, que chegou com o pelotão, mantém a liderança da classificação geral, com 40 segundos de vantagem sobre Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), segundo classificado, e 1m01s de vantagem sobre Henrique Casimiro (Efapel). Nas restantes classificações, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera nos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na montanha, Pedro Silva na juventude, Adrián Bustamante nas metas volantes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no combinado e nos sprints especiais. Entre as equipas, a Kelly-Simoldes-UDO é agora líder.
A sétima e antepenúltima etapa do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, esta sexta-feira, terá partida, agendada para as 12h, e chegada, prevista para as 15h46, em Guimarães.