ANDDI e FPDD organizaram seminário no Porto

 

A Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI) e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) organizaram no Porto, nos passados dias 11 e 12 de Dezembro, no auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), um seminário subordinado ao tema «Novas Tendências no Desporto para a Deficiência Intelectual», iniciativa considerada um sucesso e que reuniu a presença de 170 participantes.
 
De entre os vários temas do seminário, destaque para o painel da tarde do último dia, com as intervenções de Luís Dias, treinador do atleta olímpico Pedro Isidro, José Costa Pereira, treinador de atletas paralímpicos, em particular de Lenine Cunha, e de José Luís Côrte-Real, treinador de atletas com Síndrome de Down, na natação. Fernanda Borges Pereira foi a moderadora.
 
Pedro Isidro, marchador do SL Benfica, conseguiu um feito único a nível mundial entre atletas portadores de deficiência intelectual ao participar na prova de 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, tendo obtido já a marca de qualificação para o Rio de Janeiro 2016. É presença assídua em importantes palcos da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e da Associação Europeia de Atletismo (EA) e mantém, sempre que possível, a sua participação em eventos nacionais da ANDDI-Portugal, tendo muito orgulho em representar o país também nos compromissos internacionais desta associação.
 
Apesar de Pedro Isidro ter atingido patamares de elevada exigência na área federada e no âmbito da Federação Portuguesa de Atletismo, é curioso registar o facto de estar inscrito como praticante de nível A no regime de alto rendimento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) na modalidade «Desp Deficiência».
 
Outras iniciativas formativas da ANDDI-Portugal, em parceria com a FADEUP e outras entidades, estão previstas para breve e destinadas a Treinadores de Desporto Adaptado.
 
 
O Marchador

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...