>
A única equipa de cavaleiros, com paralisia cerebral, apoiada pelos Jogos Santa Casa - Cardiga Paradressage Team - prepara-se para participar no próximo CPEDI3*- International Para Equestrian Dressage Competition 3*, que se realiza de 20 a 23 de Junho de 2019, em Somma Lombardo, Itália.
Após a conquista do pódio, no Internacional de Espanha, em Maio, os atletas Inês Alemão Teixeira, com Giraldo da Sernadinha, do Grau III, Rita Lagartinho, com Oposta de Foja e José Neves, com Vendetto C, ambos do grau 1, deslocam-se agora a Itália, uma vez que os internacionais agendados para Portugal, foram cancelados.
A comitiva será composta por oito pessoas; João Monteiro (treinador), Carolina Serrão (Groom). Fazem, ainda, parte do grupo a auxiliar funcional, Helena Lagartinho, José Luís Pinto, motorista e o chefe de equipa João Cardiga..
Inês Alemão Teixeira com Giraldo da Sernadinha e José Neves ocupam, atualmente, a 23ª posição no ranking mundial do seu grau e a 113ª e 114ª posição no ranking dos Jogos paralímpicos de Tokyo.
Segundo os atletas; “O apoio do Dr. Valdemar Barbosa, que é o psicólogo desportivo da equipa, tem contribuído de forma significativa para o equilíbrio emocional e um melhor desempenho desportivo”.
Inês Teixeira destaca ainda; “A parceria feita com o Hospital Santana, no âmbito do protocolo entre a Academia João Cardiga e os Jogos Santa Casa, para que pudéssemos contar com a preparação psicológica, tem feito uma diferença significativa na nossa performance. Falo sobretudo por mim, mas sei que também começará a “dar frutos” em breve com os meus colegas. Muito Obrigada Dr. Valdemar”.
João Pedro Cardiga, chefe de equipa, realça “O objetivo da equipa é subir no ranking internacional dos paralímpicos para uma posição acima dos 100. Para que isto aconteça, teremos que ir ao maior numero de internacionais possíveis. Estávamos a contar com 5 CPEDI3* a realizar em Portugal, que não se realizaram, por isso teremos que percorrer quilómetros….mas o que importa é que o grupo está motivado e focado no objetivo maior, que é garantir a presença de uma equipa portuguesa, nos jogos paralímpicos de Tokyo 2020. Estamos prontos a dar o melhor para que tal aconteça!
Destaco a importância do patrocinador Jogos Santa Casa que, com o seu apoio desde 2015, tem tornado possível a concretização de um projeto, que defende o talento nacional para todos”.