18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campanha “Juntos pelas Abelhas” entrega 400 núcleos de abelha-rainha a apicultores portugueses

 

 

No âmbito da Campanha “Juntos pelas Abelhas”, a Nestlé, através da sua marca NESTUM®, procedeu quinta-feira à entrega dos dois primeiros núcleos de abelhas-rainha de um total de 400 núcleosque vão agora ser entregues aos apicultores nacionais. De acordo com o regulamento da iniciativa, foram selecionados 61 apicultores de norte a sul do país cujos apiários se localizam em regiões afetadas por catástrofes e calamidades naturais registadas em 2020.

 

Com esta iniciativa NESTUM está a contribuir para a reposição da população de abelhas nessas regiões, promovendo também a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais. Os apicultores elegíveis para esta oferta foram apurados por um concurso que decorreu durante o mês de abril, seguindo os critérios definidos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector.

 

A entrega simbólica, que decorreu 5ª feira no Posto Apícola do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na Tapada da Ajuda, em Lisboa, é o resultado do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da campanha “Juntos Pelas Abelhas”, celebrado com a FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e a FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel).

 

Os núcleos de abelhas-rainha, doados por NESTUM, uma vez colocados no seu habitat natural e tendo alimento em abundância, terão a capacidade de se reproduzir, dando origem a novas colmeias num curto espaço de tempo.

 

Em Portugal, os graves incêndios florestais que afetaram extensas áreas do território nos últimos anos destruíram também centenas de colmeias e deixaram outras tantas sem o alimento fundamental ao seu desenvolvimento – as plantas melíferas. E foi precisamente para apoiar a reposição deste efetivo e os seus habitats que NESTUM se aliou aos apicultores nacionais.  

 

A campanha “Juntos pelas Abelhas” visa ainda sensibilizar toda a sociedade para a extrema importância de cuidar das abelhas, protegê-las e ao seu habitat e, sobretudo, proporcionar-lhes alimento em abundância através do simples gesto de plantar flores melíferas.

 

A cerimónia de entrega dos núcleos contou com a presença do Secretário-Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, da Diretora-geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, do Presidente do INIAV, Nuno Canada, além do Diretor de Dairy Nestlé Zona EMENA, Luis Ferreira Pinto, que fez a entrega dos núcleos aos presidentes da FNAP e FENAPICOLA, Manuel Gonçalves e Bruno Martins, respetivamente.

 

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 187 países em todo o mundo e os seus 291.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

 

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2311 Colaboradores, tendo gerado em 2020 um volume de negócios de 565 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:05:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...