No dia 21 de fevereiro, pelas 15 horas, o Auditório dos Recreios da Amadora será palco da cerimónia de apresentação do projeto "MentoRoma", uma iniciativa da Delegação da Amadora da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) dedicada a incentivar a longevidade escolar em crianças e jovens de cultura cigana.
No evento, direcionado aos participantes no projeto e às suas famílias e também aos parceiros da Cruz Vermelha, estarão o Presidente da Delegação da Amadora da CVP, Dr. Carlos Guerreiro, que destacará a importância do projeto na promoção da educação e integração social, assim como com a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Dra. Carla Tavares. A cerimónia contará ainda com uma atuação musical de Diego El Gavi e Sina Shirazi, que irão transportar a assistência para o mundo do flamenco.
O "MentoRoma" surge como resposta aos desafios educacionais específicos enfrentados pelas comunidades ciganas, visando prevenir o abandono e o absentismo escolar. O projeto tem como propósito acompanhar durante dez anos crianças e jovens entre os 8 e os 19 anos, criando oportunidades para que possam seguir percursos positivos.
Este programa abrangerá mentorias, acompanhamento dos participantes e visitas culturais, proporcionando experiências significativas que possam contribuir para o desenvolvimento educacional e social dos envolvidos. Também os pais e técnicos que acompanham estas famílias receberão formação.