A Marinha, através do NRP Viana do Castelo e do NRP Orion, efetuou a monitorização do navio reabastecedor da Federação Russa, Vice Admiral Paromov, desde o dia 10 de maio, dia em que o navio entrou no limite norte da Zona Económica Exclusiva do continente, ao largo de Caminha, até hoje, 12 de maio.
Os navios da Marinha atuaram em complemento à ação de monitorização permanente efetuada pelo Centro de Operações Marítimas.
A Marinha garante uma vigilância ativa e continua das áreas sobre soberania ou jurisdição nacional, garantindo a segurança dos espaços marítimos nacionais e contribuindo para a defesa coletiva no quadro da Aliança Atlântica.
Servindo Portugal no mar, 365 dias por ano, 24 horas por dia, a Marinha continuará a monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios, efetuando a patrulha permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional de modo a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o País e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar.