18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Marinha coordenou 190 ações de salvamento nos primeiros 5 meses de 2024

 
A Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Subcentro do Funchal, já coordenou 190 ações de busca e salvamento marítimo das quais resultaram 117 vidas salvas.
 
Os números são respeitantes aos primeiros 5 meses de 2024, registando-se a área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa 108 ações em que foram salvas 81 pessoas.
 
Na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada foram coordenadas, até ao momento, 70 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 25 pessoas.
 
No Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal foram coordenadas 12 ações de busca e salvamento que resultou no resgate de 11 pessoas.
 
No mês de maio, registaram-se 31 ações de busca e salvamento em que foram salvas 20 pessoas.
 
Para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa e outras entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial o Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), os Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, as Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos. Realça-se ainda o apoio prestado pelos navios mercantes e embarcações de pesca nas ações de busca e salvamento, que se desviam das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais - MRCC Lisboa e MRCC Delgada.
 
Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo foram já reconhecidos nacional e internacionalmente com diversos prémios.
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de julho de 2024 – 14:17:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...