>
IPDJ distingue entidades por «Boas Práticas da Bandeira da Ética»
A Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, foi palco da primeira cerimónia de entrega dos Prémios de Boas Práticas da Bandeira da Ética, a nível nacional, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.
Neste evento estiveram presentes a vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude, Lídia Praça, o vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira e outras entidades ligadas ao mundo do desporto.
Pedro Oliveira deu as boas-vindas a todos os presentes e felicitou o IPDJ pelo trabalho desenvolvido na área da ética desportiva, destacando, a nível concelhio, o contacto estreito com as associações nesta matéria.
Lídia Praça relembrou a criação deste projeto em 2016/2017 e o compromisso do IPDJ com os valores do fairplay, do respeito, de solidariedade, referindo que "no desporto, como na vida, não vale tudo. O desporto é competição, mas também é importante a forma como chegamos à meta." A vogal realçou a importância deste projeto, pioneiro e único na Europa, tendo sido já premiado.
Numa cerimónia apresentada por Jorge Gabriel, as entidades distinguidas com os prémios e Menções Honrosas, nas suas várias categorias, puderam dar a conhecer os projetos desenvolvidos.
Nesta cerimónia, foram entregues as bandeiras de bronze, prata e ouro às entidades, conforme o número de certificações obtidas, tendo a Escola de Judo de Nuno Delgado recebido a bandeira de Ouro.
A Bandeira da Ética é uma certificação de reconhecimento para clubes, escolas, municípios e outras organizações que promovem a ética e os valores no desporto. Anualmente, mais de 700 candidaturas são submetidas, das quais cerca de 400 recebem certificações.
As candidaturas vencedoras passaram por uma avaliação rigorosa realizada por um júri, que as premiou de acordo com os seguintes objetos de certificação: iniciativas, projetos, departamentos e entidades; e de acordo com os grupos: clubes e associações desportivas, municípios, escolas e outras entidades.
A Bandeira da Ética foi criada com base na importância da ética e dos seus valores plasmada na Lei de Bases da Atividades Física e do Desporto, na Lei orgânica e estatutos do IPDJ, no Plano Nacional de Ética no Desporto e na Carta Europeia do Desporto do Conselho da Europa.