Na sequência do continuado movimento de meios navais russos, em direção ao Mediterrâneo Oriental, a Marinha desenvolveu uma operação de acompanhamento, que terminou esta manhã, dos navios de suporte logístico Ursa Major e Sparta, e dos navios anfíbios Ivan Gren e Aleksandr Otrakovskiy, que cruzaram o limite norte da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Continente no passado dia 19 de dezembro.
Para este efeito, o Centro de Operações Marítimas monitorizou permanentemente a atividade destes navios e coordenou o emprego do NRP Álvares Cabral e do NRP Sines que acompanharam estes navios durante as suas navegações ao longo da ZEE do Continente.
Esta operação prolongou-se por mais de 60 horas e terminou hoje, domingo dia 22, pelas 08h20. Esta foi a 72a missão de acompanhamento da Marinha em 2024.
A Marinha, através destas ações de monitorização e vigilância, garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional, contribui para a proteção dos interesses de Portugal e das suas infraestruturas críticas e, simultaneamente, assegura o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.