Comprometido com os compromissos internacionalmente assumidos por Portugal, o Exército garante a prontidão e o emprego da componente terrestre das Forças Armadas, através da geração, preparação, aprontamento e sustentação das suas Forças, como contribuinte ativo para a Segurança e Paz Mundial.
Neste âmbito, o Exército informa que será projetada a 2.ª Força Nacional Destacada (FND) para Lešt, Eslováquia (SVK), em 12 janeiro de 2025. A 2.ª FND/SVK é constituída por um Pelotão de Carros de Combate (PelCC), equipado com cinco CC Leopard 2A6, uma viatura pesada e duas ligeiras.
A 2.ª FND PelCC/SVK irá participar em exercícios e atividades de treino, integrada num Batalhão Espanhol, num contexto de aprofundamento da presença da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa desta organização, bem como da interoperabilidade das forças num contexto multinacional no âmbito da operação enhanced Vigilance Activities da NATO.
A 2.ª FND PelCC/SVK é constituída por 24 militares do Exército, tendo sido aprontada no Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada, em Santa Margarida.
A Cerimónia Militar será presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General, Rui Manuel da Silva Ferreira.