A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2025 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, o XXXII Encontro Nacional de Homenagem aos Combatentes. As cerimónias que ali terão lugar têm por objectivo reunir os Portugueses que queiram celebrar Portugal e prestar homenagem a todos aqueles que, ao longo da nossa História, chamados um dia a defender o seu País, souberam honrar os nossos maiores e, muito particularmente, os que tombaram ao serviço da Pátria, em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.

Programa
10h30 – Missa Campal por intenção de Portugal e de sufrágio pelos Combatentes que tombaram pela Pátria (junto ao Monumento, Forte do Bom Sucesso, em Belém), celebrada por Sua Excelência o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis, e com a participação do Grupo de Cante Alentejano da GNR;
12h00 – Abertura da Cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar;
– Palavras de abertura do Presidente da Comissão Executiva, MGEN Pára-quedista Avelar de Sousa;
– Evocação alusiva à cerimónia pelo COR Comando Paulo Pipa de Amorim;
– Cerimónia inter-religiosa católica e muçulmana;
– Homenagem aos Mortos e deposição de flores;
– Hino Nacional pela Banda da GNR (com salva protocolar por navio da Armada);
13h00 – Passagem final pelas lápides;
Fim das cerimónias – Passagem de aeronaves da Força Aérea;
Almoço-convívio nos terrenos frente ao Monumento.
A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2025 convida os Portugueses a participarem, no Dia de Portugal, nas comemorações em memória dos seus Combatentes. As cerimónias decorrerão junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém.