Em 1 de Janeiro de 1895, simbolizando a fundação do Ginásio, o Sócio nº 1, Pedro Augusto Ferreira, hasteou a Bandeira Nacional (à época a da Monarquia), pois ainda não existia Bandeira do Clube, no mastro da primeira Sede.
A qual se situava na Rua Tenente Valadim, hoje dos Combatentes da Grande Guerra, e foi ocupada até Junho do ano seguinte, data da mudança para o Teatro Príncipe D. Carlos.
Este evento tradicional foi sendo mantido ao longo dos anos, embora com alguns hiatos, para no dealbar deste Século ganhar regularidade e dimensão.
No próximo domingo a tradição é mais uma vez renovada, numa cerimónia que tem início às 12 horas com o Hastear da Bandeira, ao som do Hino do Clube.
A qual prossegue com a apresentação do CALENDÁRIO PARA 2023 - este ano assinalando os 60 anos (Dez. 1972) do Boletim informativo do Ginásio - e o lançamento do nº 12 da 6ª série da REVISTA ANUAL "VAI D' ARRINCA!..."
Um aperitivo para confraternização de todos os ginasistas que queiram marcar presença finaliza esta jornada de afirmação histórica e confiança no futuro.