
Legenda: A Seleção Nacional com o Selecionador Nacional Pedro Alves (dir.) e o presidente Alberto Cruz (centro)
Tudo a postos para a Taça da Europa de Escalada de Bloco que decorre em Soure amanhã e domingo, com a Seleção Nacional de Jovens (sub-17 e sub-19) apostada em alcançar um resultado histórico entre as seleções de 30 países que vieram a Portugal com 284 atletas dos melhores jovens escaladores do Velho Continente.
A ambição é assumida: alcançar um inédito lugar numa final europeia.
Alberto Cruz, presidente da Federação Portuguesa de Escalada de Competição (FPME) carrega a dupla responsabilidade da organização, que vai para a nona edição, mas também do almejado sucesso desportivo:
“Em termos organizativos, temos já um aparelho experiente e bem oleado que deverá assegurar um evento bem-sucedido. Este ano temos uma grande adesão, com 284 atletas de 30 países, mais 57 elementos de equipas técnicas. Desportivamente, gostaríamos de ter alguns atletas nas finais, o que seria uma estreia em provas de Boulder [Bloco].”
Uma organização que conta com o indispensável apoio da Câmara Municipal de Soure que se fez representar na cerimónia de lançamento que teve lugar no Auditório Delfim Pinheiro através do presidente da Câmara Mário Jorge Nunes e do vereador do Desporto Gil Soares.
O Vereador elogiou este evento e a sua organização que, destaca, tem um papel importantíssimo na projeção da imagem do Concelho em termos nacionais e internacionais:
“É uma competição que tem alguma tradição em Soure. Começou com uma proposta do professor Alberto Cruz, foi crescendo e hoje tem uma dimensão internacional que justifica o investimento. Atualmente, temos um pavilhão [Pavilhão Encosta do Sol] com uma parede de escalada que é uma referência nacional, mas também internacional, e o consequente crescimento de atletas de escalada no concelho. Depois, é o retorno direto que esta vida que este evento traz a Soure por estes dias e tem, obviamente, um impacto económico assinalável.”
A SELEÇÃO
NATÉRCIA CRISANTO (Clube de Montanha da Figueira da Foz)
SOFIA CABAÇO (PICO- Organização Internacional de Escalada do Porto)
MARTIM LOPES (Clube 9.8 Gravity)
TIAGO RIBEIRO (Clube de Escalada de Braga)
FRANCISCO BERNARDES (Clube 9.8 Gravity)