16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Eleições para os titulares dos órgãos da Federação de Ginástica de Portugal

 

Realizaram-se no passado dia 10 as eleições para os titulares dos órgãos da Federação de Ginástica de Portugal (FGP). João Paulo Rocha, foi reeleito presidente da FGP por um novo mandato de 4 anos. A Lista A, com o programa de gestão “À conquista do futuro”, obteve 25 votos, de um total de 46. A Lista B, encabeçada por António Guerreiro, obteve 21 votos.


A nova direção irá tomar posse no próximo dia 30 de dezembro.


Nestes quatro anos que se seguem daremos prioridade primeira a alguns vetores de intervenção de que destacamos: o incremento de salas especializadas de Ginástica por todo o país, ao desenvolvimento do Programa de Apoio a Treinadores de Alto Rendimento (PATAR), com o incremento de número de treinadores profissionais de Ginástica (12 treinadores apoiados neste momento), ao aumento da capacidade operacional das Associações Territoriais de Ginástica como elemento estruturante para o desenvolvimento da modalidade e à revalorização do papal dos juízes no desenvolvimento da Ginástica”, sublinha João Paulo Rocha.


A edificação da “Casa da Ginástica” é um dos principais projetos a implementar pela nova direção. O novo complexo para a Ginástica nacional irá criar salas especializadas para as disciplinas olímpicas e não olímpicas, num espaço de excelência, permitindo, assim, o treino de Alto Rendimento, para além de valências dirigidas à formação, inclusão social e inclusão de pessoas portadoras de deficiência. O novo complexo ficará localizado no espaço cedido pela Câmara Municipal de Odivelas para o efeito, o Polidesportivo Honório Francisco, que em 2017 irá sofrer obras de requalificação, de forma a albergar a “Casa da Ginástica”.


Nascerá em Odivelas o cumprimento de um sonho antigo da Ginástica: a ‘Casa da Ginástica’, infraestrutura de referência e de excelência que constituir-se-á como uma plataforma desportiva servindo não só o Alto Rendimento, mas também o fomento da Ginástica e contemplará valências no âmbito da formação de agentes desportivos, para além de passar a ser um importante eixo logístico”, adianta o presidente da FGP.


A Casa da Ginástica contemplará um conjunto de utilidades que permitirão o treino de Alto Rendimento das seleções nacionais de todas as disciplinas da Ginástica, sendo simultaneamente um local onde, num determinado momento das suas carreiras, todos os ginastas, treinadores e juízes do país, deverão ter oportunidade de vivenciar a atividade gímnica dentro da sua esfera funcional”, explica ainda João Paulo Rocha.


Outra das prioridades da direção da FGP será a implementação de um novo quadro de apoio e compromisso de ação com as Associações Territoriais, que permita uma maior disponibilização de meios, para que estas possam desenvolver a atividade gímnica, contribuindo, assim, para a exposição e valorização da marca “Ginástica”.


Nos próximos quatro anos a direção quer incrementar o número de treinadores profissionais de Ginástica e garantir a sua contínua qualificação técnica e profissional. Também a implementação de Sistemas de Avaliação de Juízes ganha protagonismo, como contributo para uma melhor definição da carreira de Juiz.


Nova Direção:


Presidente
João Paulo do Nascimento e Oliveira da Rocha


Direção:
Álvaro José Carvalho de Sousa
Ana Paula do Rosário da Silva Almeida Patrício
Bruno Luís Durão Pereira de Jesus
Luís Maria Severino Arrais
Ricardo José Ramos Antunes
Rogério Paulo Martins da Silva Valério
Teresa Maria Quaresma Marques Loureiro
Virgílio da Silva Almeida


Mesa da Assembleia Geral:
Guilherme Machado Dray (Presidente)
Paulo Luís Mateus Aparício (Vice-presidente)
Ivan Nikolov Ivanov (Secretário)


Conselho Fiscal
Fernando Miguel Neves Barão (Presidente)
Jorge Filipe Fernandes Nadais
Paulo Jorge Teixeira Gonçalves


Conselho Disciplina:
Abraão Paulo Martins Ferreira Duarte da Silva (Presidente)
António Jorge Carvalho Pereira
Pedro Miguel Firmo Henriques


Conselho de Justiça
José Joaquim Cancela Moura (Presidente)
Amílcar Guilherme Borges Teixeira
José Eduardo Pescador da Matos Fanha Vieira


Conselho de Ajuizamento
João Pedro Gaspar Quintas de Carvalho Oliveira (Presidente)
Amílcar Guilherme Borges Teixeira
Vera Mónica Marques de Carvalho Biscaia Leitão


Sobre a FGP:


A FGP superintende toda a atividade da Ginástica sendo a única Entidade que pode atribuir títulos de Campeões Nacionais e de representar Portugal. São oito as disciplinas sobe tutela da FGP: quatro olímpicas (Ginástica Rítmica, Trampolins, Artística Masculina e Artística Masculina) e quatro não olímpicas (TeamGym, Aeróbica, Ginástica para todos e Acrobática). No seu conjunto a FGP abrange perto de 18 mil ginastas, de 236 clubes e dez Associações Territoriais.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 27 de setembro de 2021 – 06:05:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...