>
Decorreu entre os dias 6 e 8 de julho aquele que é o maior evento desportivo nacional: a Festa Nacional da Ginástica-Jogos Santa Casa.
O evento principal acolheu vários acontecimentos, nomeadamente:
· PortugalGym (Ginástica para Todos), com apresentações em três palcos de exterior (Palco Clarins - Praça da República, Palco Jogos Santa Casa - Praça do Município, Palco Vitalis - Parque da Ponte e um espaço interior (Fórum Braga);
· Batalha dos Campeões (todas as disciplinas competitivas da FGP), no Fórum Braga;
· Duas Sessões da Gala Prof. Henrique Reis Pinto (momentos de apresentações de Ginástica para Todos, das disciplinas de competição e momentos de homenagem), no Fórum Braga;
A classe de Ginástica Para Todos, Mãe d'Água, do Ginásio Clube Português, foi a homenageada, tendo sido pelo segundo ano consecutivo a vencedora da Menção Diamante, atribuída na Gala Prof. Henrique Reis Pinto. Em concurso estiveram 23 classes.
Durante o próximo ano a classe Mãe d'Água será a Embaixadora da Ginástica em Portugal.
Na Batalha dos Campeões os melhores de cada disciplina, estiveram frente a frente, num evento onde o público também vota.
Esta 6ª edição foi organizada pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Braga e ainda com o apoio do clube local Artigym e da Associação de Ginástica do Norte (AGN). Um programa extenso que obrigou a uma complexa logística só possível com o suporte destas instituições.
Este ano o evento contou com cerca de 3500 participantes, de 66 clubes nacionais e um total de 155 classes, números que fazem desta organização o maior evento do programa da Cidade Europeia do Desporto. Uma responsabilidade acrescida para a FGP e para todos os seus parceiros em fazer desta a melhor edição de sempre. A cidade presenciou ao longo do passado fim-de-semana uma movimentação de grupos ligados à Ginástica nas suas diversas vertentes, numa profusão de cores e boa disposição. Com bancadas cheias e público vibrante viveu-se um ambiente de festa e convívio repleto de Ginástica ao mais alto nível.
Os participantes praticam a modalidade por gosto e bem-estar ou na vertente competitiva e voltam, todos os anos, a mostrar a todos quantos queiram as suas múltiplas apresentações. Dos 8 aos 70 ou mais anos, dormiram em oito escolas, nos seus colchonetes e sacos-cama, estilo “acantonamento” e mais não precisaram.
A acompanhar os ginastas estiveram também as suas famílias, com o consequente impacto a nível do comércio e turismo local.
Fotos: Floriano Morais/FGP.