A Academia Equestre João Cardiga, de Barcarena, Oeiras, foi distinguida com o Premio de Boas Práticas do Club Top para a categoria de Ação – Sustentabilidade, promovido pelo Instituto de Portugal do Desporto e Juventude – IPDJ.
A Instituição apresentou, publicamente, as boas praticas implementadas nas suas instalações tendo por base o tripé da sustentabilidade; SOCIALMENTE JUSTA, AMBIENTALMENTE CORRETA, ECONOMICAMENTE VIÁVEL.
Na apresentação que ficou a cargo de Maria Cardiga, esta destacou;
- “A dimensão da Academia na defesa da igualdade de oportunidades. Esta dimensão social assenta muito diretamente numa preocupação permanente com as pessoas, em vetores como, a saúde, a reabilitação, o desporto ou o lazer. Sempre com o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa, que permita e defenda a inclusão social. Na área do ambiente o destaque foi para as medidas adotadas, tais como; Criação de um sistema de decantação de água na zona de lavagem dos cavalos que permite o aproveitamento dessa agua para a rega dos picadeiros. Abertura de Furos de Agua Potável. Adesão ao sistema de energia solar através da colocação de painéis fotovoltaicos e luminárias de exterior. Na área da construção de boxes a academia recorreu a perfis reciclados para a construção de 22 boxes, um palheiro e uma casa de arreios. Nesta obra, foram usados 14.863Kg de resíduos de plástico urbano, evitando-se a emissão de 23 483kg de CO2 para atmosfera. Por ultimo, o viabilidade económica. Esta IPSS assenta o seu financiamento nas receitas geradas pelos próprios projetos e numa gestão criativa e dinâmica para o qual contribuem as boas praticas que aqui foram destacadas e premiadas.”
Por seu lado o “IPDJ, através do programa Clube Top, reconhece a importância que o associativismo desportivo de base tem na alteração de paradigmas de intervenção no desenvolvimento do desporto e entende que só capacitando estas organizações, poderemos ambicionar um desporto com padrões de qualidade mais exigentes.”
Foram ainda distinguidos o Clube Naval de Lisboa (1º), a Associação Amigos do Rugby do Belém(3º), o Sport Clube União Torreense e os Amigos do Atletismo de Mafra