18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Andriy Pits sofre acidente e perde pódio quase certo no Campeonato Nacional

A primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo do Bombarral, foi bastante infeliz para Andriy Pits, pois um toque de um adversário logo na primeira manga de qualificação originou um violento acidente, retirando-lhe praticamente um lugar no pódio, tendo terminado a corrida final na sétima posição, numa prova ganha pelo portuense Diogo Pinto. Mas Andriy Pits foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrando, ficando a 0,036s da pole-positon e na segunda manga de qualificação largou da 11ª posição e terminou no terceiro lugar. Uma performance que justificava plenamente um lugar no pódio para o jovem piloto de Leiria que alinha na categoria Júnior.

Andriy Pits, aos comandos de um kart equipado com chassis Tonykart, iniciou bem a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Karting 2013, pois foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, com o registo de 47,392s, ficando a escassas 0,036s da pole-position.
 
Contudo, o jovem piloto de Leiria – que tem apenas 12 anos de idade e é dos mais novos do pelotão –, na primeira manga de qualificação, depois de arrancar bem e assumir o comando da corrida, logo na segunda volta sofreu um toque de um adversário que o obrigou a fazer um pião e piloto que vinha atrás não conseguiu evitar o choque no kart de Andriy Pits, provocando-lhe algumas escoriações no braço – sendo mesmo observado pelo médico da prova – e danificando bastante o kart, tendo inclusivamente o volante ficado todo torcido, entre outros componentes muito mal tratados.
 
Na segunda manga de qualificação, o piloto da Tonykart Portugal foi obrigado a arrancar da 11ª posição – devido ao acidente –, mas não baixou os braços e em mais uma demonstração da sua rapidez, recuperou oito posições, acabando por ver a bandeira xadrez no terceiro lugar.
 
Face ao somatório dos resultados nas mangas de qualificação, Andriy Pits arrancou da quinta posição para a corrida final, mas também não teve muita sorte, como explica o piloto:
 
"Na final, logo na primeira curva, ao tentar fechar para não ser ultrapassado (como é normal), apanhei uma parte suja da pista e fiz um pião. Com isso cai para a 13ª e última posição, mas ainda consegui recuperar até ao sétimo lugar. Como é óbvio não me satisfaz nada este resultado, pois tudo poderia ter sido diferente se não fosse o acidente da primeira manga. Com o andamento que eu estava e se não tivesse existido todos estes incidentes, poderia perfeitamente ter conquistado um lugar no pódio. Mas esta ainda é a primeira prova e espero nas próximas não ter tanto azar como tive nesta e classificar-me nos primeiros lugares", comentou Andriy Pits, piloto patrocinado pela Elf e pelos Transportes Pascoal.
 
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Karting está agendada para os dias 25 e 26 de maio e será disputada no Kartódromo dos Milagres, em Leiria.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:41:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...