18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Tomás Martins na Taca de Portugal

 

 

Foi com temperaturas de verão que se disputou este fim de semana, em Braga, a corrida rainha do panorama nacional, a Taça de Portugal de Karting.

Mesmo apenas com 9 concorrentes inscritos na categoria Juvenil, eram de esperar corridas disputadíssimas do principio ao fim.

No sábado, após os treinos livres oficiais, disputaram-se os Treinos Cronometrados, onde a competitividade entre todos os pilotos ficou demonstrada, pois a diferença do 1º ao 9º era somente de meio segundo. O Tomás alcançou um brilhante 3º lugar.


Na 1ª Manga de Qualificação e após um arranque menos conseguido, o Tomás ao fim da 1ª volta era apenas 6º classificado. Mas o andamento era muito forte, e nesta corrida o Tomás pôde demonstrar toda a sua garra alcançando um excelente 3º lugar.

No domingo, iriam ser disputadas a 2ª Corrida de Qualificação e a Final.


Na MQ2, o Tomás efetuou um bom arranque ganhando logo uma posição, mas que viria a perder na 2ª volta. Como o andamento entre os 3 primeiros era muito igual, o Tomás, inteligentemente, não forçou e preferiu não atacar mais, poupando assim os pneus para a Final, acabando a corrida somente a 2 segundos do 1º. Após o final da corrida, o piloto que acabou em 2º, levou uma penalização de 10 segundos, fazendo com que o Tomás subisse uma posição.
Com o conjunto de resultados, o Tomás iria largar da primeira linha em 2º.


Infelizmente aí as coisas não correram pelo melhor... Depois da partida, à chegada à primeira curva, o Tomás sofreu um toque, fez um pião e caiu para ultimo. Mesmo assim não desistiu, e com um andamento muito forte ainda conseguiu chegar em 5º. Mais duas voltas e o podium era possível, pois a rapidez do Tomás era tal que acabou somente a 4 segundos do 3º classificado. 

Foi um fim de ano algo inglório, pois o Tomás queria fechar a época com um resultado positivo, mas ficou demonstrado que o Tomás é um dos pilotos mais rápidos do pelotão.

"Foi pena, senti que pelo menos o podium era meu de certeza, mas isto são corridas. Estive sempre muito rápido durante o fim de semana, e os tempos por volta dizem isso. Poupei os pneus para a Final, para alcançar o 1º lugar, mas infelizmente não foi possível devido a um toque na 1ª curva. Mesmo assim, não desisti e ainda cheguei a 5º. Quero dar os parabéns ao Ivan, que foi o vencedor e agradecer ao trabalho efetuado pela minha minha equipa, pois deu-me sempre um excelente kart para lutar pelas primeiras posições. A todos os meus patrocinadores e apoiantes o meu muito obrigado."

Foi assim que terminou a época do Tomás. Foi um ano difícil, com alguns problemas, mas foi um ano de aprendizagem, pois o objetivo era o de aprender e consolidar conhecimentos, para que para o ano de 2018 possa poder atacar o titulo. O objetivo do Tomás para o ano que vem, era de começar a correr no estrangeiro, mas a prioridade será sempre o Campeonato Nacional. 

Resta agradecer a todos que tornam este projeto possível, em especial à ART Pro Racing, Campingaz, Meritis e AEGA.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 07:04:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...