19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Tomás Apolónia entre os mais rápidos no Campeonato de Espanha

 
 
Apolónia entre os mais rápidos no extenso pelotão de Campillos
 
Tomás Apolónia cotou-se como um dos pilotos mais rápidos na jornada inaugural do Campeonato de Espanha de Karting da categoria Cadete, disputada desde quinta-feira até ontem, no circuito de Campillos, em Málaga. Perante 26 adversários, o piloto do Algarve fez uma prova em crescendo desde os treinos livres, mas na primeira corrida um toque forçou-o a abandonar, condicionando a classificação do único representante português na categoria. Mas Apolónia não perdeu a concentração para a segunda corrida da qual largou da 23ª posição e recuperou até ao 10º lugar, acabando, no entanto, por terminar na 13ª posição devido a um toque.
 
Tomás Apolónia, de apenas 11 anos de idade, começou por se notabilizar nos treinos livres e nos cronometrados, para depois nas mangas de qualificação alcançar um positivo oitavo lugar num forte pelotão que inclui, entre outros, o espanhol Eliseo Martinez, que este ano já venceu o WSK Master Series, competição onde pontificam os melhores do mundo da especialidade.
 
Aos comandos de um kart com chassis Kosmic e motor Parilla, o piloto do Algarve foi afetado por recorrentes toques dos adversários durante a segunda manga, na qual não baixou os braços e recuperou mesmo quatro lugares durante a última volta, encerrando o top-15.
 
No cômputo das duas mangas, Tomás Apolónia partiu do 11º lugar para primeira corrida, mas mostrava ter andamento para subir posições. Porém, o piloto da equipa Max Power Kart Team sofreu um toque logo após a largada e foi forçado a abandonar pouco tempo depois, tendo a vitória sorrido ao espanhol Lluc Trullols. Apesar do revés, o promissor piloto português partiu determinado da 23ª posição para a segunda corrida onde fez uma recuperação notável que o levou a ultrapassar 13 concorrentes, até à 10ª posição, acabando, no entanto, por sofrer mais um toque, que o relegou para o 13º lugar, saindo vencedor o espanhol David Ajenjo.
 
"O toque que sofri na primeira corrida condicionou muito a minha classificação nesta prova", começou por comentar Tomás Apolónia.
 
"Contudo, saio de Campillos satisfeito com a minha prestação pois rodei entre os mais rápidos num extenso pelotão de 27 pilotos, o que me permite encarar a próxima prova com bastante otimismo. Só mesmo fatores externos – como o toque que sofri – é que me impediram de iniciar este Campeonato de Espanha com uma classificação de destaque. Mostrei o meu andamento e a prova disso foi a recuperação que fiz na segunda corrida", frisou o piloto português.
 
A segunda jornada do Campeonato de Espanha de Karting disputa-se entre 25 e 28 de julho, no circuito de Zuera, perto de Saragoça.
 
No domingo, a Final 1 será disputada às 12h
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 19 de maio de 2025 – 17:51:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...