18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Problemas de motor 'travam' José Pedro Faria em Espanha

 
José Pedro Faria regressou às pistas este fim de semana para disputar, no circuito de Zuera, a primeira prova da Series Rotax Espanha 2013 da categoria Max, a classe rainha da competição propulsionada pelos motores austríacos. O piloto de Amarante, apesar de integrar uma nova equipa este ano e estrear-se a correr com um chassis FA, era apontado como um dos mais sérios candidatos à vitória, mas problemas ao nível do motor condicionaram toda a sua prestação, acabando por sair da pista espanhola com o 15º lugar, numa prova ganha pelo catalão Kevin Sola, que se apresentou muito forte perante uma lista de 30 participantes.

José Pedro Faria – campeão nacional da categoria X30 em 2012 –, aos comandos de um kart equipado com chassis FA e inscrito pela esquipa espanhola Arakart, não começou da melhor forma a sua campanha na edição 2013 das Series Rotax Espanha, onde espera conquistar o título na categoria Max, a classe rainha das competições Rotax.

Com duas Finais Mundiais Rotax no currículo – disputadas em Itália e no Dubai –, o piloto de Amarante que em solo português já conquistou vários títulos nas diferentes categorias – incluindo a Max –, assim como também se notabilizou no Euro Rotax Max Challenge (vulgo campeonato europeu) era um dos mais sérios candidatos à vitória, apesar de ainda estar numa fase de adaptação ao novo chassis, à nova equipa e ao novo mecânico.

No entanto, o piloto de 17 anos de idade, como se não bastasse só ter treinado duas vezes com o novo material, deparou-se com bastantes problemas ao nível do motor que não lhe permitiram lutar pelos lugares da frente.

José Pedro Faria estabeleceu a 10ª melhor marca nos treinos cronometrados – estando já condicionado nesta fase da prova pelo mau funcionamento do motor – e na Final 1 terminou no 11º lugar. Na Final 2, após a largada, ascendeu à quinta posição, mas logo na terceira volta, sofreu um toque que o relegou para a 31º e último lugar.

 
 O piloto amarantino ainda regressou à pista mas acabaria por terminar na 24ª posição. “O kart deixou de andar durante os treinos devido a problemas de motor e persistiram nas corridas. Sabia que era uma prova de adaptação a uma nova equipa, a um novo chassis, a um novo mecânico, e que também só tinha treinado duas vezes. Mas o pior foi o motor não ter colaborado. Vamos ver como corre a próxima prova em Vendrell”, comentou José Pedo Faria que, face aos resultados que alcançou nas duas Finais, classificou-se no 15º lugar, estando ainda tudo em aberto em termos de campeonato pois faltam disputar três provas (seis corridas).

A segunda prova das Series Rotax Espanha 2013 está agendada para os dias 13 e 14 de abril e será disputada no circuito de Vendrell, na província de Tarragona, na Catalunha. 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 01:52:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...