18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

"Nacional" abre em Freixo de Espada à Cinta

Um dos Campeonatos Nacionais aguardados com maior expectativa na presente temporada começa no Domingo em Freixo de Espada à Cinta, onde os crossistas vão luzir talentos na transmontana pista Multiusos.

 

 

FICHA DA PROVA

Evento...........

Data...............

Competição...

Circuito..........

Localização....

Horários.........

 

Organização....

 

Motocross de Freixo de Espada à Cinta

22 de Março.

Campeonato Nacional de Motocross, 1.ª jornada.

Crossódromo multiusos, com 1800 metros.

Dos Prados, a 4 Km de Freixo de Espada à Cinta.

Treinos: das 8h40 às 10h40; Qualificações (MX1 e MX2):

entre as 11h00 e 12h00; Corridas: a partir das 13h10.

Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta

e Conquistadores Moto Clube de Guimarães.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este ano o “Nacional” de Motocross anuncia-se mais extenso face ao observado nas últimas épocas, com oito jornadas calendarizadas até finais de Junho, em pistas bem conhecidas da modalidade, sendo que os pilotos seniores e juniores desprezam o pior resultado para a contabilidade final.

 

O campeão Elite em 2014, Rui Gonçalves, não irá participar este ano na competição caseira, o que torna mais aberto o confronto pelos títulos Elite e na classe MX1, bem como se aguardam despiques interessantes em MX2 e Júnior.

 

Em MX1, à partida gozam de maior favoritismo os campeões de Supercross do ano passado, Hugo Basaúla e Miguel Gaboleiro. Caso dispute na íntegra a competição, Hugo Santos será naturalmente outro candidato ao pódio. Além disso, desperta curiosidade a estreia nesta classe do actual campeão júnior, Jorge Maricato, e o regresso à modalidade de Luís Ferreira.

 

Na classe MX2, concita particular atenção o previsível duelo entre o detentor do título, Sandro Peixe, e Pedro Carvalho. Interesse rodeia também a subida de escalão do campeão de Iniciados e seu “vice”, respectivamente André Sérgio e João Oliveira, sem esquecer que Diogo Graça é outro nome a seguir atentamente. Finalmente, resta ainda saber em que classe poderá surgir João Vivas, piloto com pretensões aos lugares cimeiros.

 

Quanto à classe Júnior (reservada a praticantes com idade compreendida entre os 14 e 17 anos) cuja classificação em cada prova é extraída dos resultados da manga de MX2, jovens como André Sérgio, João Oliveira, Diogo Graça e Renato Silva devem travar acesos despiques pela coroa.

 

Em cada jornada, os pilotos começam por disputar mangas específicas de MX1 e MX2, enquanto a final Elite rende pontos para essa categoria e funciona como segunda manga de cada classe. Em Freixo de Espada à Cinta iniciam também a sua campanha os pequenos Infantis, nos escalões A (dos 6 aos 8 anos de idade) e B (dos 8 aos 12 anos).

 

No Domingo, no piso duro do traçado com 1800 metros de perímetro e perfil rápido, a manhã será dedicada a treinos e qualificações. À tarde, os Infantis são os primeiros a competir, mas as corridas seniores terão início às 14h00 (MX2) e 14h55 (MX1), qualificando os concorrentes para a final Elite, com partida agendada para as 17h20.

 

 

MOTOCROSS CALENDÁRIO

22 Março

Freixo de Espada à Cinta

05 Abril

Casais de S. Quintino

12 Abril

Marinha das Ondas

26 Abril

Faial

24 Maio

Ponte de Sor

31 Maio

Moçarria

14 Junho

Vieira do Minho

28 Junho

Fernão Joanes

Notas:

- A jornada de Ponte de Sor terá lugar uma semana mais tarde do que inicialmente previsto, para evitar a coincidência de data com o G.P. de Portugal em Enduro.

 

- O calendário acima indicado diz respeito ao Campeonato Nacional na categoria Elite, classes MX1, MX2 e Júnior.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:21:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...