18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

MX Fernão Joanes- Europeu e Nacional estiveram na Guarda

 

Perto da cidade mais alta de Portugal, a Guarda, ao Crossódromo das Lajes em Fernão Joanes recebeu no passado fim-de-semana o campeonato europeu de motocross 65 e 85cc e também a penúltima ronda do campeonato nacional nas suas classes maiores. Com 1595 metros de perímetro a pista beirã acolheu como sempre muito público que não só assistiram a intensos duelos entre os pequenos pilotos do campeonato europeu como acompanharam igualmente ao vivo uma ronda do nacional que ao marcar o regresso de Hugo Basaúla ás vitórias deixou a luta pelo campeonato totalmente indefinida.

Sendo a ronda portuguesa a terceira do campeonato europeu todos os principais interessados no ceptro final compareceram no traçado da Beira Alta e nas 65 quem levou a melhor foi o espanhol António Gallego, vencedor de ambas as mangas com o francês Mathis Valin a ser segundo na primeira corrida e terceiro na segunda por troca com o igualmente espanhol Francisco Garcia, que assim secundou o seu compatriota na frente do gaulês. Gallego com esta dupla vitória assumiu o comando do campeonato por troca com o ausente Ferruccio Zanchi.

A força lusa foi liderada por Sandro Lobo (321), um brilhante quinto classificado depois de ter sido quarto na primeira manga e sexto na segunda, Igor Amorim foi o oitavo na classificação final, Martim Espinho o 11º e Tomás Santos o 13º. Presença em pista também para Martim Palma, o 17º na classificação final na frente de Guilherme Esteves, o 18º entre os 21 pilotos presentes.

 

Nas 85 estiveram três dezenas de pilotos em pista ao longo do fim-de-semana e a vitória final pertenceu ao britânico Eddie Jay Wade, que bateu o espanhol Raul Sanchez e o francês Florian Miot. O melhor dos lusos foi Pedro Rino na 25ª posição com Alex Almeida a ser o 27º e Andria Sousa - a única menina em prova - a 28ª. Fábio Costa foi o 30º classificado, sendo que nenhum dos lusos conseguiu pontos para o campeonato liderado por David Braceras.

No campeonato nacional Bruno Charrua venceu pela quinta vez este ano entre os Júniores e é um dos candidatos ao título a decidir na derradeira prova do ano em Vieira do Minho ao contrário da vitória nas 2 Tempos que está nas mãos de Renato Silva que tem uma margem de 25 pontos antes do arranque no fecho da época.

Por decidir estão os títulos principais e tudo será discutido na última prova do ano. Diogo Graça regressou ás vitórias na frente de Pedro Carvalho e André Sérgio e na última ronda Graça e Carvalho irão decidir o titulo estando ambos separados por menos de uma dezena de pontos.

Na classe maior Hugo Basaúla regressou ao degrau mais alto do pódio de MX1 naquela que foi a sétima visita do campeonato ao traçado e recuperou alguns pontos para Luis Correia que mesmo sendo terceiro leva ainda vantagem para o fecho de época. Mais renhida será mesmo a luta pela vitória em Elite pois apenas um ponto separa ambos os pilotos (Correia e Basaúla) numa decisão que promete ser dramática e apaixonante. Tudo será esclarecido no dia 11 de Junho no Off Road Park em Vieira do Minho.

Classificações

 

Europeu 65cc
Europeu 85cc
Nacional MX2
Campeonato MX2
MX2 Júnior
Campeonato MX2 Júnior
MX2 2 Tempos
Campeonato MX2 2 Tempos
MX1
Campeonato MX1
Elite
Campeonato Elite

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 02:49:55

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...