EMX125 e EMX250 fecham manhã de domingo Portugal MXGP 2023
O derradeiro dia de competição iniciou com a última manga pontuável para EMX125. Jani Reisulis - líder do campeonato à chegada a Portugal, depois da vitória de ontem, era obviamente o principal protagonista. No entanto quem saiu na frente este domingo foi Mathis Valin - GasGas.
Após os trinta minutos de manga, o francês garante a segunda vitória do ano. Já o letão da Yamaha oficial arrancou na segunda posição, caiu, baixou a terceiro e com uma enorme esforço, cruzou a bandeira xadrez em segundo. No somatório final, Reisulis vence o fim-de-semana e garante pontos importantes para se afastar na classificação do campeonato.
Sandro Lobo debateu-se lado-a-lado com os mais rápidos pilotos da categoria. O piloto Yamaha esteve próximo de pontuar nesta segunda manga - 21º lugar, concluindo este MXGP de Portugal na mesma posição.
EMX250
Em EMX250 o campeonato está ao rubro quando os pilotos cumprem a terceira jornada. Esta manhã a surpresa viria de França através Mark-Antoine Rossi - KTM. Saindo da quarta posição, o gaulês encetou uma segunda manga literalmente ao ataque, cruzando a bandeira xadrez isolado na frente.
Mais atrás a luta manteve-se acesa entre Karssemakers - Husqvarna - foi segundo e Andrea Bonacorsi - Yamaha, que ao ser terceiro conquista pontos suficientes para ganhar em Portugal e manter liderança no Campeonato Europeu. Na classe com mais número de inscritos, Fábio Costa foi 22º, Afonso Gomes 26º, Francisco Salgueiro 30º, seguido de Pedro Rino - 31º e Afonso Simões 32º lugar.