19º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2015 “Da Vila Maravilha à Vila Forte”

Iniciou-se na Batalha, pela mão do Clube Motard Motabout, o 19º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2015

 

Nos passados dias 21 e 22 de Março, teve inicio o 19º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP, uma vez mais com o apoio da BMW e da Michelin, desta vez sob organização do Clube Motard Motabout de Vieira de Leiria. Assim, no sábado, junto ao imponente Mosteiro da Batalha, apresentaram-se os 44 participantes, em 31 motos, representando 16 motoclubes de todo o país para um virtuoso passeio pelos concelhos da Batalha e Porto de Mós.

 

Durante a manhã de sábado, os mototuristas foram levados a conhecer, entre outras, as freguesias de Calvaria, Juncal, Cruz da Légua, São Jorge, Tojal, Porto de Mós e Pedreiras, com forte enfase na temática da Batalha de Aljubarrota. E destacamos, precisamente, a visita ao Centro de Interpretação desta batalha, já visitada num MR há alguns anos, mas que se recorda sempre com gosto. Dai, os participantes foram até Porto de Mós, vila onde tiveram oportunidade de visitar, não apenas o belíssimo trabalho de calcetaria que é o largo dos Paços do Concelho, mas também o imponente e curioso castelo, erguido sobre os escombros de um posto de vigia romano. Depois da visita a este monumento, tão peculiar pelos telhados das suas torres, era tempo de rumar ao almoço, passando pela Estrada Dª Maria I e pela antiga Estalagem da Malaposta em Pedreiras.

 

 

Depois do retemperador almoço, a caravana ladeou toda a Serra dos Candeeiros, até chegar quase à nascente do Lena, rio que banha a Vila da Batalha e desagua na margem esquerda do Lis, em Leiria. Diz a lenda que existiria um elo amoroso entre o Lena e o Lis, já que nascem muito perto um do outro mas que apenas se encontram em Leiria, percorrendo caminhos diferentes até lá.

 

De regresso ao concelho da Batalha, os participantes ainda tiveram tempo para uma paragem em Reguengo do Fetal para um retemperador café, gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia, regressando por fim ao ponto de partida, na Batalha, para o merecido descanso.

 

No domingo de manhã, começou-se por fazer uma visita, obrigatória ao Mosteiro da Batalha e ainda ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha. De seguida, já com as motos, deu-se início a um pequeno percurso que levou os mototuristas, pelo vale do Lena até à vila de S. Mamede e daí até à aldeia de Pia do Urso, onde viria a terminar o passeio. A Pia do Urso é um casario exemplarmente recuperado e preservado de casas em pedra calcária, onde se situa o Restaurante Piadussa, onde teve lugar o almoço final.

 

No final da tradicional almoçarada, o evento premiou o Rui Oliveira e a Vera Cardoso do Góis Moto Clube. Os detentores do título, João e Carla Krull do MC Albufeira mais o João Penão dos Motards do Ocidente fecharam o “pódio” da primeira passeata do ano.

 

Está assim aberto o 19º Troféu de Moto Ralis Turísticos BMW-Michelin da FMP, que prossegue nos dias 18 e 19 de Abril, pelas experientes mãos do Mototurismo do Centro em Penela e Miranda do Corvo.

 

Muitos parabéns ao Clube Motard Motabout.

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...