>
Com cinco etapas concluídas no final dia de ontem quando a caravana chegou a Xique-Xique, João Monteiro e Victor Melo ocupam a quinta posição na classificação geral da prova, o maior Rally da América do Sul.
Seguro da sua condução desde o arranque da prova o piloto do Can-Am tem ultrapassado as dificuldades de uma prova onde nunca antes esteve e onde o próprio formato da mesma foi uma entrada em 'território desconhecido' pois...'nunca antes fiz uma prova de navegação ao invés das marcações que temos nas nossas provas. A isso tudo juntamos o facto de que todos os dias faço uma prova do nosso campeonato, ou mais, em termos de quilometragem e nestes primeiros dias andei mais que em todo o nosso campeonato.' comentou o piloto da equipa de Gustavo Gugelmin.
Em dia de etapa maratona, que irá terminar esta quinta-feira em Petrolina, Monteiro voltou a estar em plano de destaque ao subir ao quinto posto da geral após aquela que foi considerada como a etapa mais longa da prova sendo também a primeira vez em 29 edições que pilotos e máquinas enfrentaram um sector tão longo em areia (220km).
'Foi um dia muito duro. Nunca tinha guiado tanto de forma consecutiva. Mas chegámos sem sobressaltos ao parque-fechado e preparámos o carro para a segunda parte da maratona. Foi duro mas muito positivo este dia, como aliás têm sido todos até ao momento.
Monteiro e o seu navegador, o brasileiro Victor Melo, rumam hoje até Petrolina, enfrentando uma etapa com 477 quilómetros dos quais 329 serão cronometrados. Ao final o reencontro com a equipa de assistência significará mais um passo rumo ao principal objectivo que é terminar esta maratona. Como curiosidade...Monteiro está a escassos quinze minutos do comandante da geral.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 - Rodrigo Varela/Filipe Palmeiro - Can-Am - 20h14min11
2 - Denísio Casarini/Ivo Meyer - Can-Am - 20h15min21
3 - André Hort/Matheus Mazzei - Can-Am - 20h25min56
4 - Rodrigo Luppi/Maykel Justo - Can-Am - 20h30min00
5 - João Monteiro/Victor Melo - Can-Am - 20h31min32