>
Tem sido um ritmo avassalador, mas nada retira a vontade e o prazer da competição à piloto Maria Luís Gameiro, que está prestes a rumar a Fronteira para disputar, pela segunda vez na sua carreira, as míticas 24 Horas TT, jornada com organização do Automóvel Clube de Portugal.
A piloto de Cascais chegou há pouca horas a Lisboa, depois de disputar a Baja do Dubai, prova inserida no plano de preparação da piloto com o a equipa X-Raid para o Dakar 2025. A ronda que decidiu o Taça do Mundo de Todo-o-Terreno - e que sorriu ao Português João Ferreira - foi um desafio de monta para a Maria Luís Gameiro, que, ali, teve oportunidade de realizar mais umas centenas de quilómetros em areia, cenário que, como é sabido, domina os percursos do Rali Dakar.
Cada vez melhor preparada fisicamente e mentalmente para a grande aventura do Todo-o-Terreno na qual se estreia em 2025, a piloto tem, assim, pouco tempo de descanso até regressar aos comandos de um carro de competição, no caso o MMP T3 Rally (Categoria Challenger) que vai partilhar com Gustavo Moura, Gustavo Neto Moura e Gonçalo Neto Moura. Maria Luís Gameiro estreou-se em Fronteira na edição de 2013 e regressa agora para mais um fim-de-semana de competição na jornada que é unanimemente considerada a festa do Todo-o-Terreno em Portugal e que anualmente, desde 1998, reúne naquela Vila Alentejana dezenas de milhares de amantes do TT, sendo que uns se juntam na pista e outros à volta dela.
Este ano não será diferente e, com uma lista de 75 equipas inscritas, estas 24 Horas de Fonteira recebem um colorido adicional com a presença da piloto vencedora da Taça das Senhoras no Campeonato de Portugal de TT. Sem estabelecer objetivos e, assim, sem qualquer tipo de pressão, Maria Luís Gameiro afirma ir “a Fronteira para me divertir! Estou entre amigos. Pessoas que, como eu, são apaixonados pela competição e, assim, vamos todos disfrutar. É verdade que esta mesma equipa garantiu, em 2023, o segundo lugar à geral e isso não se esconde. Contudo, o que considero realmente importante é cumprir a prova, confiando na fiabilidade do carro e na nossa competência como pilotos. Estou certa de que vai ser divertido.” afirmou a piloto.
A edição de 2024 das 24 Horas de Fonteira arranca esta Sexta-feira (entre as 15h e as 17h) com os treinos cronometrados, que resultam na formação da grelha de partida. A prova arranca pelas 15h00 de sábado e é composta por 24 horas de corrida ao longo dos cerca de 16 quilómetros do percurso.