18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Encontro Nacional de Esperanças Olímpica no Jamor

Encontro Nacional de Atletas Olímpicos no Jamor com mais de uma centena de aspirantes a participar em Los Angeles 2028 e Brisbane 2032
 
Está a decorrer até amanhã, domingo, 22 de janeiro, o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO) organizado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), no Centro de Alto Rendimento do Jamor, que junta mais de uma centena de jovens atletas aspirantes a participar nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.
 
A abrir o ENEO, o presidente do COP, José Manuel Constantino, sublinhou aos jovens atletas, “possuidores de qualidade e talento desportivo”, que o percurso de todos “depende muito da vontade”, porque “ser atleta de alto rendimento é aceitar um conjunto de sacrifícios que não está ao alcance do comum dos cidadãos, são muitas as restrições exigidas pelo treino e pela conciliação do treino com os estudos. Que o talento que agora evidenciam possa ter expressão no futuro”, desejou.
 
Dirigindo-se aos encarregados de educação presentes, o presidente do COP, afirmou que são “a grande reserva no apoio” à preparação dos atletas, pedindo-lhes que “acreditem e transmitam essa crença aos filhos.”
 
Em representação do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, referiu que os jovens participantes no ENEO “representam o sonho de um país”, e sublinhou que o evento traduz igualmente “o excelente trabalho que equipas técnicas e treinadores têm feito.”
 
“O vosso projeto de vida é muito exigente, mas merece o nosso apoio, o nosso incentivo. Com esforço e dedicação atingirão o sonho”, disse ainda Vítor Pataco aos atletas.
 
Coordenador do ENEO, o diretor desportivo do COP, Pedro Roque, vincou o significado de reunir os jovens atletas, que “revelam indicadores de possível participação em Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. Temos um grupo de excelência, repleto de campeões da Europa e campeões do Mundo nos seus escalões.”
 
A culminar um sábado pleno de experiências, o ENEO vai contar com a partilha de conhecimentos de Patrícia Mamona e do seu treinador, José Sousa Uva, na abordagem ao “Caminho para o Pódio em Tóquio 2020”.
 
Já no domingo Telma Monteiro protagonizará as “Conversas Olímpicas”, antes da Sessão de Encerramento.
 
Ao longo do fim-de-semana, os jovens atletas estarão envolvidos em atividades como Educação Olímpica, Integridade, Nutrição e combate à dopagem, entre outras, e serão submetidos a testes de avaliação e controlo do treino.
 
Os treinadores participam no seminário “Esperanças Olímpicas” e no workshop “Avaliação e Controlo do Treino”, e os encarregados de educação já participaram numa sessão em que foram abordados a Medicina Desportiva, por José Gomes Pereira, diretor do COP; Psicologia do Desporto, por Ana Bispo Ramires; Nutrição, por Cláudia Minderico; Integridade, por Joana Gonçalves; e Segurança para os jovens praticantes, por Cristina Almeida.
 
Participam no ENEO atletas da seguintes modalidades e disciplinas: Andebol, Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Dança Desportiva, Ginástica, Golfe, Judo, Natação, Skateboarding, Pentatlo Moderno, Remo, Surf, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 19:40:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...