Team Portugal no Campeonato do Mundo - O balanço

 

 

Nos passados dias 1-4 de Fevereiro, a Seleção Nacional de Roller Derby – Team Portugal Roller Derby, participou no Campeonato do Mundo da modalidade – 2018 Roller Derby World Cup que teve lugar em Manchester, Inglaterra.


A terceira edição deste evento foi a maior de sempre contando com a participação de 38 equipas, mais duas que participaram num jogo expo – Israel e Países Bálticos, oriundas de todos os continentes exceptuando a Antártica.


Esta foi a segunda participação da seleção das quinas no Campeonato do Mundo, sendo a sua estreia nesta competição em 2014.

Portugal contou com uma comitiva de 13 jogadoras e 3 staff, portuguesas provenientes de diferentes equipas e até continentes, unidas com um único objectivo: a participação neste Mundial!

A equipa lusitana estreou-se no campeonato no dia 1 de Fevereiro enfrentando a Dinarmarca, no que foi o 3° encontro entre estas duas seleções, num jogo de apenas 30 minutos onde a Dinamarca levou a melhor com o resultado final de 117 - 52.


No mesmo dia, da parte da tarde, Potugal defrontou a Finlândia, uma equipa que já conta com bastante experiência a nível internacional sendo que maioria das suas jogadoras  são provenientes de ligas da primeira divisão da WFTDA. Como seria de esperar a seleção finlandesa apresentou-se bastante forte e derrotou as portuguesas por 231 pontos vs 19 para Portugal. Apesar da grande diferença de pontos e de experiência, Portugal teve uma boa prestação em pista, dando luta às jammers finlandesas.

No segundo dia do mundial, Portugal enfrentou a seleção austríaca, que se apresentou pela primeira vez no Campeonato do Mundo, e desta vez a seleção das quinas mostrou a sua garra e derrotou a Austria 182 – 102, no que foi um dos jogos mais excitantes da competição.

No terceiro e penúltimo dia deste campeonato, Portugal defrontou a França, no que foi o quarto encontro entre estas duas seleções, 2x no Campeonato da Europa e 2x no Campeonato do Mundo, e mais uma vez a seleção gaulesa mostrou-se superior, derrotando  a seleção nacional por 395 - 59.

 



Resultados
Dinamarca 117 vs 52 Portugal
Portugal 19 vs 231 Finlândia
Portugal 182 vs 102 Austria
França 395 vs 59 Portugal
Classificação geral: 26° (38)

Comitiva
006 TITAniaum (Ana Santos)
02 Pinky Swears (Danielle Correia)
080 MARBURG (Susana Cambix)
21 Big Jo (Joana Bailão)
25 Guerrilla Jay (Joana Borges)
33 DEVI NEMESIS (Nádia Medeiros)
138 YOKAI ONNA (Bruna Alves)
314 Bloodrunner (Marta Carvalho)
351 Foxie (Rita Fernandes)
467 DaSilva (Felicia DaSilva)
952 JÓJÓ (Joana Farinha)

 


1314 Pikante (Joana Soares)
9000 ATOMIC ANT (Bárbara Coutinho)

Treinadora: Dre (Andreia Nicolau)
Treinadora Adjunta: Pulga (Rita Marques)
Fotógrafo: Lucas Martinez

 

Fotos:

Franz Reiterer & Renate Schwarzmüller

Lucas Martinez

Tom Malko

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...