>
A Seleção Nacional de Rugby joga neste sábado, a partir das 14h00 (13h00 portuguesas), no Frankfurt Rugby Club 1880, na Alemanha, o derradeiro play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, primeira divisão sénior das competições organizadas pela Rugby Europe.
Após vencer o Rugby Europe Trophy pela terceira época consecutiva em 2018-19, com triunfos em todos os jogos, os Lobos terão pela frente a Alemanha, com quem disputaram precisamente há um ano, em Heidelberg, o Qualifying 4 do apuramento para o Rugby World Cup 2019, tendo sido derrotados por 16-13.
No histórico de confrontos entre Portugueses e Alemães, existe vantagem lusa, com seis vitórias em 11 partidas disputadas, no entanto, a última vez que a formação portuguesa conseguiu superar a seleção Germânica foi a 28 de fevereiro de 2015, vencendo por 113, num jogo realizado em Lisboa.
Sobre o adversário, o Selecionador Nacional Martim Aguiar reconhece que este ano a Alemanha “parece estar mais forte que o ano passado, tendo feito uma campanha bem melhor no grupo de cima” comparativamente a 2018, frisando que o adversário português “irá jogar com a mesma equipa” com que se apresentou no Championship, “não tendo a instabilidade da época anterior”.
O selecionador luso alertou que a equipa comandada pelo técnico inglês Mike Ford será um oponente perigoso para Portugal, “primeiro porque vão jogar em casa, e depois porque têm um maul muito forte, estão habituados a um elevado embate físico, são muito competentes no turnover e têm uma defesa pressionante principalmente perto das zonas de conquista”.
Sobre Portugal, o treinador português referiu que a sua equipa irá abordar o jogo com bastante cautela, mas está preparada para o confronto, concentrada e focada na vitória: “Queremos jogar um jogo rápido, com muita velocidade, temos jogadores jovens, mas muito dotados tecnicamente, e temos uma equipa muito consistente, com opções para todas as posições, o que gera mais confiança”.
Relativamente ao percurso feito até aqui, Martim Aguiar avaliou a prestação portuguesa deste ano no Rugby Europe Trophy como “bastante melhor que em 2018 sendo que marcamos mais pontos, mais ensaios e melhoramos tecnicamente”.
“Durante toda a época fizemos a nossa campanha com olhos postos neste jogo com a Alemanha e o nosso objetivo é claramente subir” de divisão, concluiu.
O jogo deste sábado terá transmissão em www.rugbyeurope.tv , a partir das 13h00 (PT).
XV de Portugal:
1. João Vasco Corte-Real;
2. Nuno Mascarenhas;
3. Anthony Alves;
4. José D’Alte;
5. José Rebelo de Andrade;
6. David Wallis;
7. Salavador Vassalo ©;
8. Jaques LeRoux;
9. João Belo;
10. Jorge Abecasis;
11. António Cortes;
12. Tomás Appleton;
13. Rodrigo Freudenthal;
14. Rodrigo Marta;
15. Manuel Marta.
Suplentes:
16. Francisco Bruno;
17. Duarte Diniz;
18. Salvador Cunha;
19. Sebastião Villax;
20. Gonçalo Prazeres;
21. António Vidinha;
22. Manuel Cardoso Pinto;
23. Bruno Rocha.
Foto: FPR/Luís Cabelo