>
A Seleção Nacional Sub-20 defronta nesta quarta-feira o Tonga, na última jornada da fase de grupos do World Rugby U20 Trophy 2019, que está a ser disputado em São José dos Campos, no Brasil.
Sob comando de Luís Pissarra, a equipa portuguesa - que garantiu a participação no torneio mundial após ter-se sagrado campeão do Rugby Europe Championship pela terceira vez consecutiva - venceu os dois primeiros jogos com ponto de bónus ofensivo, e encontra-se em primeiro lugar do seu grupo, precisando agora de superar a Seleção do Tonga para assegurar a presença na final da competição.
Os Lobinhos estrearam-se na prova brasileira, no estádio Martins Pereira, na passada terça-feira, com um triunfo folgado de 59-27 sobre Hong-Kong e derrotaram neste sábado o Canadá por 49-21.
Na antevisão da partida, o Selecionador Nacional Luís Pissarra revelou que este jogo é obrigatoriamente “para ganhar” não temendo a perigosa “fisicalidade, velocidade e imprevisibilidade que o adversário coloca no seu jogo”.
Numa análise ao Tonga, o técnico referiu os “três-quartos muito rápidos e poderosos”, a procura de situações de “um-contra-um para partir as linhas de defesa dos adversários” com intuito de pontuar e a organização de jogo anárquico, à semelhança de todas as formações do pacífico, como as suas principais características. No entanto, adiantou que a estratégia de Portugal para ser bem-sucedido será “aproveitar a menos boa prestação (do oponente) nas fases táticas, manter a sua pressão defensiva e subir o índice de placagens, comparativamente ao jogo com o Canadá”.
Sobre os atletas, Pissarra admitiu que apesar de algum cansaço os jogadores estão extremamente motivados e principalmente “muito focados no objetivo” de vencer a prova mundial.
A seleção lusa enfrenta o Tonga no último jogo do grupo B, nesta quarta-feira, a partir das 18h00 (hora portuguesa).
Os jogos podem ser assistidos em direto em https://www.world.rugby/tournament/1871 ou na página de Facebook da WorldRugby @WorldRugby.