No seguimento do diferendo entre a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e o Clube de Rugby do Técnico (CRT), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) informa o seguinte:
1) O IPDJ, em momento algum, se afastou do seu papel de fiscalização das federações desportivas e acompanha este processo desde o seu início, promovendo inúmeras interações com as partes, incluindo reuniões presenciais.
2) Sublinha-se que se trata de um conflito entre clubes e a sua federação, neste caso de Rugby, ao qual o IPDJ é totalmente alheio.
3) Apesar de o diferendo estar a ser dirimido nos tribunais, o IPDJ manteve em todo o processo uma atitude conciliadora, de acompanhamento permanente, tendo proposto a todas as partes encontrar uma solução pela via do diálogo mediada pelo próprio presidente do Instituto. Esta proposta de mediação e solução pelo diálogo foi formalizada por escrito.
4) O CRT e a AEIST mostraram-se disponíveis, mas a FPR preferiu continuar a dirimir o conflito judicialmente.
5) O IPDJ não pode ter outra postura que não a via do diálogo, perante as circunstancias existentes, nem sobrepor-se aos tribunais, a quem cabe mandar executar as suas próprias decisões, pelo que as partes interessadas terão de aguardar pela resolução judicial do conflito.
6) Ainda assim, o presidente do IPDJ reforça a disponibilidade para mediar uma solução com todas as partes pelo diálogo.