Touch Rugby World Cup 2024 - 15 a 21 de julho - Nottinghan - Portugal M 40
As Seleções de Portugal de “Touch Rugby“ marcam presença no “Touch Rugby World Cup 2024” de 15 a 21 de Julho, competição que se cumpre em Nottingham – Inglaterra, uma organização da Federação Internacional (FIT).
Com a bandeira lusa estão 64 Atletas e 8 Treinadores nos escalões – M 50/ M 45/ M 40 e Mixed Open (femininos e masculinos).
Neste mundial estão presentes 4 000 participantes (árbitros, jogadores e treinadores), representando 40 países em 13 categorias, num total de 180 seleções.
Declarações:
Amílcar Seco
Director Técnico Nacional
…” a participação neste mundial e com uma comitiva tão grande, é o reflexo do crescimento que esta modalidade tem tido no nosso País.
Para além da vitória em cada jogo, o objetivo é que a modalidade tenha ainda mais visibilidade e possa atrair mais atletas de todas as idades”.
Como forma de preparação para este Mundial, as Seleções de Touch Rugby Portugal vão marcar presença já no próximo fim de semana no Queima das Fitas International Tournament, competição que se cumpre no Estádio Universitário de Coimbra integrada nas festividades da Queima das Fitas, no dia 18 de Maio. Este torneio irá contar com 12 equipas de 4 países (Portugal, Itália, França e Espanha)
Segundo Amílcar Seco, a participação das Seleções Nacionais neste torneio internacional, faz parte de um caminho que começou a ser feito à cerca de um ano pela Associação Portuguesa de Touch Rugby, que através dos seus treinadores e Diretoras de equipa coordenaram um processo de análise e seleção dos jogadores, que viriam posteriormente a ser convocados.
A 2 meses do Mundial, e após vários treinos/jogos, os convocados estão definidos e de acordo com o Selcionador…“é importante introduzir um ambiente de maior competição, o que leva as nossas seleções a participarem em dois torneios internacionais este em Coimbra e no final de Junho em Arcos de Valdevez. Este último contará com 17 equipas de 4 países (Portugal, Inglaterra, França e Espanha).
Recordamos que em Portugal existem cerca de 350 atletas em competição regular/filiados e á volta de 500 praticantes.
“Touch Rugby Portugal”
A Associação “TOUCH RUGBY PORTUGAL” foi fundada em 2017 com o apoio das Federações Nacional e Internacional de Rugby. Esta disciplina do rugby tem sido muito bem aceite junto das camadas mais jovens e conta já com elevado número de praticantes.
“Touch Rugby”
O “Touch Rugby” é um jogo muito emocionante e inclusivo jogado por equipas de seis jogadores que promove as capacidades fundamentais de corrida, passe, receção, evasão e jogo de apoio.
Jogado por participantes de todas as idades e sexos, o “Touch Rugby” desenvolve qualidades básicas de ataque e defesa em um ambiente de contato físico mínimo. O “Touch” é jogado em equipas Masculinas, Femininas e Mixed Open (femininos e masculinos).
“Posições”
As equipas são formadas até 14 jogadores. No máximo seis jogadores em campo a qualquer momento, com substituições ilimitadas. Os jogadores geralmente têm as seguintes posições:
“Middle”
Nome da posição e jogadores que ocupam o ‘meio’ do campo. Os médios são os jogadores mais consistentes e em boa forma física.
“Link”
Nome da posição e jogadores posicionados entre os “middles” e os pontas. São os corredores mais enganadores e os melhores manipuladores de bola.
“Pontas”
Nome da posição e jogadores que ocupam a parte lateral do campo. Geralmente são os jogadores mais rápidos da equipa - precisam percorrer grande parte da largura do campo.
“Internacional Touch Federation”
A Federação Internacional de Touch é o órgão regulador a nível mundial do Touch Rugby.
A modalidade começou na Austrália no início dos anos 1960 como um jogo social e uma técnica de treino e aquecimento para a liga de rugby. O primeiro “Touch Tournament” oficial foi realizado em Sydney em 1968 e rapidamente começou a ser praticado na Nova Zelândia.
A partir daí o jogo expandiu-se rapidamente, especialmente no Pacífico Sul e agora é praticado em todo o mundo e especialmente na Europa. Atualmente a FIT - Federation of International Touch, que foi fundada em 1985, conta com mais de 50 países membros.
A Federação tem quatro objetivos:
1. Desenvolver sistemas, políticas e procedimentos administrativos padronizados
2. Construir parcerias formais com Associações Membros relevantes para facilitar atividades eficazes de desenvolvimento global do Touch
3. Organizar eventos sustentáveis e de qualidade para Membros de todo o mundo
4. Criar canais de comunicação que permitam comunicações eficazes e frequentes entre Associações Membro e outras partes interessadas.