18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series - Açores no mapa mundial até 2018

 

 

As paisagens do ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo de São Miguel, vão continuar até 2018 no mapa do Red Bull Cliff Diving World Series. A etapa açoriana reforça assim o seu estatuto de clássico do calendário. Os melhores atletas do mundo de saltos para a água de grande altura voltam a fazer aqui escala em julho próximo, pelo quinto ano consecutivo. Japão e Emiratos Árabes Unidos estreiam-se em 2016 no calendário.

 

Criado em 2009, o Red Bull Cliff Diving World Series veio transformar por completo o panorama de um dos desportos extremos mais antigos do planeta: os saltos para a água de grande altura. Os primeirosregistos históricos estão situados no Havai onde,há mais de 250 anos,saltar de rochas com alturas impressionantes era um rito popular de iniciação à idade adulta. Ao longo de sete temporadas e um total de 50 etapas, o circuito mundial percorreu os quatro cantos do planeta e cimentou a credibilidade de um desporto que até aqui era visto sobretudo como um espectáculo. Em 2016 este trabalho continuae Portugal volta a ter um lugar central no mapa, com as paisagens açorianas a regressarem pelo quinto ano consecutivo, conquistando deste modo o estatuto de clássico do calendário. Uma aposta que tem desde já a sua continuidade assegurada até 2018.

 

Para Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes do Governo dos Açores, “é com orgulho que os Açores vão receber durante os próximos dois anos, para além de 2016, uma etapa do Red Bull Cliff Diving World Series. Esta competição de saltos para a água expressa bem a forte ligação que os açorianos têm com o mar que veem e abraçam diariamente. Espero sinceramente que os atletas das competições masculina e feminina continuem a encontrar no Ilhéu de Vila Franca,as condições perfeitaspara um regresso às origens desta competição que nasceu dos saltos da rocha para o mar, há mais de 200 anos e que nos Açores tem um palco único para evocar as suas origens. Tal como para os Açores, estou certo que para a Red Bull, é também um orgulho poder continuar a vir aos Açores nos próximos anos, para realizar esta etapa única e inesquecível. Venham daí. Esperamos por vós.

 

Marcando a diferença em relação às restantes etapas do calendário, a competição açoriana proporcionaaos atletas a oportunidade única de saltar diretamente das rochas - deixando para a plataforma fixa a 27 e 20 metros de altura(masculinos e femininos)apenas os saltos mais exigentes tecnicamente.

 

EVOLUÇÃO NA CONTINUIDADE

 

A evolução do circuito mundial é notória desde logo pelo aumento do número de etapas, que crescempela primeira vez de oito para nove. Toda a ação vai estar concentrada entre os meses de junho e outubro, com as honras do arranque a serem concedidas ao Texas(E.U.A.). Segue-se uma digressão europeia composta por localizações já bem conhecidas, da Ópera de Copenhaga(Dinamarca) à mítica ponte velha de Mostar(Bósnia e Herzegovina), com passagem pelo ilhéu de Vila Franca do Campo(Açores, Portugal), La Rochelle(França), Polignano a Mare(Itália) e Pembrokeshire(Gales, Reino Unido).

 

Para o fim da temporada ficam duas estreias - primeiro com a visita ao extremo oriente (Shirahama, Japão) e depois com uma despedida também inédita no Dubai (Emiratos Árabes Unidos).

 

A competição feminina, iniciada em 2014 e ampliada no ano passado, também sofreu alterações e vai estar presente em sete das nove etapas do Red Bull Cliff Diving. Uma dinâmica que também passa pelos Açores, onde a norte-americana Cesilie Carlton fez história ao triunfar na primeira aparição do quadro das senhoras por terras açorianas.

 

Os campeões em título, o britânico Gary Hunt e a norte-americana Rachelle Simpson, prometem tudo fazer para continuar o seu legado. No entanto vão voltar a contar com a forte oposição de dois grupos de atletas, os veteranos, como Orlando Duque - que tudo farão para reconquistar o seu lugar no topo - e uma nova geração de saltadores desejosa de brilho e de glória.

 

CALENDÁRIO  | 2016

REDBULLCLIFFDIVINGWORLDSERIES

4junho            | Texas, E.U.A. | COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

18junho          | Copenhaga, DINAMARCA| COMPETIÇÃO MASCULINA

9julho              | S. Miguel, Açores, PORTUGAL| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

23julho            | La Rochelle, FRANÇA| COMPETIÇÃO MASCULINA

28agosto       | Polignano a Mare, ITÁLIA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

11 setembro    | Pembrokeshire, Gales, GBR| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

24setembro  | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

16outubro     | Shirahama, JAPÃO| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

28outubro     | Dubai, E.A.U.|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

 

Foto: Dean Treml | Red Bull Contentpool

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:37:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...