Red Bull Cliff Diving World Series - Duelo de Estrelas decide Campeonato

Gary Hunt garante o quarto título mundial em Bilbao

 

A estreia do Red Bull Cliff Diving World Series por terras de Espanha não podia ter sido mais emocionante. A competição teve lugar num cenário repleto de arte contemporânea com vista para o museu Guggenheim, dando ao britânico Gary Hunt a inspiração necessária para conquistar o quarto título da sua carreira - isto apesar da vitória na etapa ter pertencido ao russo Artem Silchenko.

 

Bilbao, no País Basco espanhol, foi palco no último fim-de-semana de um dos maiores banhos de multidão do Red Bull Cliff Diving World Series. Mais de 52 mil espectadores acompanharam com entusiasmo nas margens do rio Nervión a penúltima etapa da época de 2014. Depois das paisagens naturais dos Açores, os melhores atletas do planeta de Cliff Diving regressaram à civilização para saltar da ponte de La Salve.

 

Artem Silchenko

Pondo fim a uma época verdadeiramente desastrosa onde esteve muito condicionado por uma lesão no ombro, o russo Artem Silchenko venceu com brilhantismo em Bilbao - saboreando uma sensação que viveu pela última vez no encerramento do campeonato do ano passado. O Campeão de 2013 não só venceu como também impressionou o júri com a única nota 10 atribuída durante esta etapa; “O meu salto invertido de costas correu mesmo bem, conquistei um 10 e por isso estou muito feliz. Sinto que estou de volta à minha melhor forma e isso é a consequência do trabalho árduo que desenvolvi no ginásio. Agora quero acabar a época em grande, por isso espero poder voltar a vencer no México.”

 

Gary Hunt

Apesar desta vitória de Silchenko, o segundo lugar do pódio bastou ao britânico Gary Hunt para garantir desde já o seu quarto título mundial; “Esta tem sido uma época muito estranha e depois de ter escorregado para o fim da tabela em Portugal vim a Espanha mostrar o meu melhor nível. Apenas falhei o meu salto mais difícil, mas o importante é que já garanti o título e agora posso viajar até ao México com toda a tranquilidade”. Ocupando o terceiro lugar do pódio em Bilbao,o polaco Kris Kolanus conseguiu o melhor resultado da sua carreira - destacando-se assim como o mais talentoso “rookie” de 2014.

 

O encerramento do circuito deste ano tem lugar no próximo dia 18 de outubro na esplendorosa selva de Yucatan, México, onde o principal aliciante reside na atribuição do título feminino de 2014.

 

CLASSIFICAÇÕES | APÓS 6 ETAPAS

1º Gary Hunt               GB     910 Pontos

2º Artem Silchenko      RUS    680 Pts

3º Steven LoBue          EUA    660 Pts

4º Orlando Duque        COL    590 Pts  

5º Blake Aldridge         GB     550 Pts

6º Jonathan Paredes    MEX    540 Pts

7º David Colturi           EUA    480 Pts

8º Michal Navratil        CZE    460 Pts

9º Kris Kolanus           PL       309 Pts  

10º Andy Jones            EUA    260 Pts

 

CALENDÁRIO          

10/05    Havana                                     | CUBA

07/06    Possum Kingdom Lake, Texas   | EUA

29/06    Inis Mor                                    | IRLANDA

11/07    Kragerø                                    | NORUEGA

26/07    S. Miguel, Açores                      | PORTUGAL

20/09    Bilbao                                       | ESPANHA

18/10    Yucatán                                   | MÉXICO

 

Créditos fotográficos

Romina Amato | Red Bull Contentpool

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...