15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series - La Rochelle é a próxima etapa

Depois de um inédito arranque na Colômbia,o RedBullCliffDivingWorldSeriesestá já a caminho de La Rochelle, na costa atlântica francesa. Esta é uma das etapas mais carismáticas do calendário, juntando em torno de uma fortaleza medieval dezenas de milhares de espectadores. O Campeão de 2013, Artem Silchenko, foi o último a vencer aqui.

 

Ao atravessar este ano pela primeira vez o Atlântico, depois da estreia em Cartagena- na Colômbia, o Red Bull Cliff Diving World Series regressa a uma das mais popularesetapas do calendário. A mudança vai implicar grandes diferenças térmicas dentro e fora de água, deixando para trás o calor sul-americano. La Rochelle é sinónimo dealgum frio, mas a grandiosidade do cenário e a presença de uma multidão de entusiastasfaz toda a diferença.

 

 

No próximo domingo(17 de maio) espera-se casa cheia para o regresso da competiçãoa La Rochelle, que detém o recorde absoluto de público numa só etapa: em 2013 foram mais de 70 mil a aplaudir a irrepreensível prestação do russo Artem Silchenko.A ação está centrada na Torre de São Nicolau, numa das entradas do porto, oferecendoa atletas e espectadores perspetivas únicas. Para os primeiros a plataforma montada a 27 metros de altura é alcançada depois de um aquecimento forçado composto por 120 degraus.

 

O historial desta etapa é claramente favorável ao britânico Gary Hunt. O defensor do título começou bem a temporada com uma vitória na abertura em Cartagena e prepara-se para repetir em La Rochelle os sucessos de 2010 e 2011. No entantocontará com a forte oposição de atletas como a lenda Orlando Duque - que acaba de renovar o título de Campeão do Mundo FINA - e David Culturi, o segundo classificadona Colômbia.

 

Portugal continua no mapa do circuito, com a competição a regressar em julho aoilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores.

 

Créditos fotográficos:

Romina Amato | Red Bull Contentpool

 

CALENDÁRIO|2015

REDBULLCLIFFDIVINGWORLDSERIES

25 abril         | Cartagena, COLÔMBIA

17 maio        |La Rochelle, FRANÇA

30 maio         | Lago de Possum Kingdom, Texas, U.S.A. |COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

20 junho        | Copenhaga, DINAMARCA

18 julho         | S. Miguel, Açores, PORTUGAL|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

15 agosto      | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

13 setembro  | Polignano a Mare, ITÁLIA|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

26 setembro  | Bilbao, ESPANHA

 

CLASSIFICAÇÕES_após etapa 1

 

1º Gary Hunt

UK

200 pts

2º David Culturi

EUA

160 pts

3º Orlando Duque

COL

130 pts

4º Blake Aldridge

UK

110 pts

5º Andy Jones

EUA

90 pts

6º Artem Silchenko

RUS

70 pts

7º Miguel Garcia

COL

60 pts

8º Sergio Guzman

MEX

50 pts

9º Jorge Ferzuli

MEX

40 pts

10º Christian Arayon

COL

30 pts

 

ATLETAS WILDCARD em França

Anatoliy Shabotenko

UKR

Jorge Ferzuli

MEX

Cyrille Oumedjkane

FRA

Kris Kolanus

POL

 

JUÍZES em França

Claudio de Miro (Head Judge)

ITA

Andrey Ignatenko

UKR

Jeff Arbon

AUS

Julian Llinas

ESP

Ken Grove

AUS/AUT

 

RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES 2015

O Red Bull Cliff Diving World Series obedece a regras semelhantes aos saltos para a água olímpicos,com a principal diferença a residir no facto da plataforma ser montada a uma altura fixa de 27metros,proporcionando uma aceleração próxima do arranque de um F1:0-100km/horaem menos de três segundos!O formato da competição inclui quatro rondas,sendo a avaliaçãodos saltos(saída,posição no ar e entrada na água)assegurada por um júri internacional de cincoelementos.

 

Desde 2009, o Red Bull Cliff Diving World Series tem proporcionado um desenvolvimento estruturado da modalidade, destacando os seus principais especialistas e dando ao mesmo tempo oportunidade a uma nova geração de atletas.Em 2014 a competição passou tambéma contar com o setor feminino.Para 2015 está prevista uma emocionante viagem entre abril esetembro,com passagem pela AméricaLatina,EstadosUnidos e Europa-coincidindo a derradeiraetapa com a 50ª competição do circuito.

 

A LifeProof® é o parceiro oficial do circuito, garantindo a proteção dos telefones dos atletas enquanto estes enfrentam as mais duras condições dentro e fora de água.

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 28 de julho de 2021 – 04:37:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...