15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series: Gary Hunt domina em La Rochelle

Com uma audiência recorde de 75 mil espectadores, o regresso do Red Bull Cliff Diving World Series a La Rochelle - na costa atlântica francesa - veio provar todo o poder do “rei” da modalidade:GaryHunt dominou e deixou claro que está a trabalhar para conquistar o penta-campeonato. A festa britânica foi reforçada pela prata de Blake Aldridge, enquanto o Duque do Cliff Diving repetiu o bronze alcançado na Colômbia há três semanas. 

 

Depois do calor da América do Sul, os melhores atletas do mundo de saltos para a água de grande altura voltaram à ação no último fim-de-semana (17 de maio) para a segunda etapa do Red Bull Cliff Diving World Series em La Rochelle, na costa atlântica francesa.

 

O regresso da competição a esta estância náutica resultou num impressionantebanho de multidão - com mais de 75 mil espectadores a estabelecerem um novo máximo de público numa só etapa do circuito mundial desde a sua criação, em 2009.

 

As baixas temperaturas da água acabaram por ser assim minimizadas pelo calor humano gaulês, numa jornada onde o peso da “coroa” britânica foi por demais evidente.

 

 

Hunt é cada vez mais reconhecido como o “rei” do Cliff Diving, depois de quatro títulosconquistados em seis temporadas.

 

Também vencedor da etapa de abertura na Colômbia, o atleta de 30 anos mostra-se assim a estrela mais brilhante do firmamento da modalidade nascida há mais de 200 anos no Havai. E deixa claro que está a trabalhar para conquistar o penta-campeonato:“Estou muito satisfeito porque este é mesmo o início de época ideal. Ganhar em La Rochelle tem ainda um significado mais especial, pois é uma das minhas etapas preferidas. Por outrolado também fico contente de ver o Blake no segundo lugar”.

 

Este último reforçou a festa britânica em terras francesas,espantando o júri com um novo salto que veio estabelecer um novo patamar em termos de coeficiente de dificuldade(6.3):um duplo mortal invertido com cinco piruetas.“Treinei intensamente antes da época começar para chegar a este resultado e mesmo não estando a cem por cento conseguio meu objetivo, saio de La Rochelle sem dúvida com boas memórias”.

 

Já o “Duque” do Cliff Diving, que aos 40 anos continua a ser o mais carismático atleta em competição, acabou por repetir em La Rochelle o terceiro lugar conquistado na sua terra natal há cerca de três semanas:“Penso que o nível geral está a subir muito edesta vez acho que fui melhor nos treinos do que na competição, o que não era suposto acontecer. Mas não vou desistir e quero também vencer etapas este ano”, avisa a lenda do Cliff Diving.    

 

Dentro de duas semanas a elite do Cliff Diving volta a atravessar o atlântico para a primeira etapa do ano em ambiente natural. É também no Texas que se vai dar a estreia feminina no circuito, um motivo de interesse adicional que é partilhado com a etapa açoriana do circuito-que regressa ao ilhéu de Vila Franca do Campo (Açores) em julho próximo.
 

 

CALENDÁRIO|2015

25 abril         | Cartagena, COLÔMBIA

17 maio         | La Rochelle, FRANÇA

30 maio        |Lago de Possum Kingdom, Texas, U.S.A.|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

20 junho        | Copenhaga, DINAMARCA

18 julho         | S. Miguel, Açores, PORTUGAL|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

15 agosto      | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

13 setembro  | Polignano a Mare, ITÁLIA|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

26 setembro  | Bilbao, ESPANHA

 

 

CLASSIFICAÇÕES após 2 etapas

1º Gary Hunt

UK

400 pts

2º Blake Aldridge

EUA

270 pts

3º Orlando Duque

COL

260 pts

4º David Culturi

UK

250 pts

5º Andy Jones

EUA

130 pts

Jonathon Paredes

MEX

119 pts

7º Artem Silchenko

RUS

80 pts

8º Michal Navratil

CZ

70 pts

9º Miguel Celis

CO

60 pts

10º Kris Kolonus

PL

60 pts

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 26 de julho de 2021 – 13:23:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...