15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Qualificação Red Bull Cliff Diving World Series

COLÔMBIA FECHOU QUADRO DE 2015

 

O quadro competitivo permanente da edição de 2015 do Red Bull Cliff Diving World Series está finalmente completo depois da sessão de qualificação realizada no último fim-de-semana em Cali,na Colômbia. Cinco atletas, entre consagrados e novos valores, garantiram o seu lugar e vão-se juntar, a partir de abril, ao Top 5 do ano passado, na luta pelo título.

 

A Colômbia recebeu pela primeira vez, no último fim-de-semana (7 e 8 fevereiro), a sessão de qualificação do Red Bull Cliff Diving World Series, reunindo no complexo de piscinas pan-americanas de Cali um total de 17 candidatos de 11 países. Uma enorme estrutura metálica foi montada no local especialmente para o efeito, permitindo assim a construção de uma plataforma com a altura oficial da modalidade:27 metros.

 

Em causa estavam os últimos cinco lugares do quadro permanente da competição, uma disputa que envolveu muitas caras conhecidas e alguns estreantes nos saltos para a água de grande altura.

 

Sem grande surpresa,a figura central desta jornada deu pelo nome de Jonathan Paredes - o mexicano que se tem afirmado nos últimosanos como um dos mais dinâmicos representantes da nova geração de saltadores.

 

Seguiram-se, respetivamente, o britânico e ex-atleta olímpico Blake Aldridge, o checo Michal Mavratil - que ficou famoso pelo seu salto de super-homem - e o norte-americano Andy Jones, um dos estreantes da época de 2014.

 

Para fechar este lote o brasileiro Jucelino Junior - nome que figurou nos últimos anos entre os wildcard - fez história ao ser o primeiro atleta do seu país a ganhar o direito de participar em todo o circuito mundial.

 

Dois saltos obrigatórios com grau de dificuldade limitado e outros tantos opcionais permitiram ao júri internacional avaliar o potencial e qualidade de cada atleta. Os cinco melhores juntam-se ao Top 5 da época de 2014, constituindo o quadro permanente de 2015, enquanto os restantes poderão ser chamados ao longo do ano como wildcards.

 

O calendário de 2015 é composto por oito etapas,com arranque em abril próximo na Colômbia .No mapa da competição entram também La Rochelle (França), Texas (EUA), Copenhaga (Dinamarca), Açores (Portugal), Mostar(Bósnia e Herzgovina), Polignano a Mare (Itália) e Bilbao (Espanha).

 

RED BULL CLIFF DIVING

 

O Red Bull Cliff Diving World Series obedece a regras semelhantes aos saltos para a água olímpicos, com a principal diferença a residir no facto da plataforma ser montada a uma altura fixa de 27 metros, proporcionando uma aceleração próxima do arranque de um F1: 0-100 km/hora em menos de três segundos! O formato da competição inclui quatro rondas, sendo a avaliação dos saltos(saída, posição no ar e entrada na água) assegurada por um júri internacional de cinco elementos.

 

CALENDÁRIO|2015

REDBULLCLIFFDIVINGWORLDSERIES

25 abril         | Cartagena, COLÔMBIA

17 maio         | La Rochelle, FRANÇA

30 maio         | Possum Kingdom Lake, Texas, U.S.A. |COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

20 junho        | Copenhaga, DINAMARCA

18 julho         | S. Miguel, Açores, PORTUGAL|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

15 agosto      | Mostar, BÓSNIA E HERZEGOVINA

13 setembro  | Polignano a Mare, ITÁLIA|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

26 setembro  | Bilbao, ESPANHA

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 26 de julho de 2021 – 13:48:37

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...