15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Comité Olímpico de Portugal e Federações entregam material desportivo à Missão Portuguesa de partida para a República Centro-Africana

 

 

O Comité Olímpico de Portugal (COP) e as Federações de Atletismo, Basquetebol e Futebol entregaram material desportivo, esta quinta-feira, à 6.ª Força Nacional Destacada (6FND) para a Missão Multinacional Integrada das Nações Unidas, que vai ser distribuído na República Centro-Africana.

 

O material desportivo doado pelo COP e pelas Federações, a pedido da 6FND, em missão pela paz, tem como destinatários clubes e equipas da República Centro-Africana, país marcado por um grave conflito que já dura desde dezembro de 2012.

 

O presidente do COP, José Manuel Constantino, destacou o quadro de dificuldades em que a missão dos militares portugueses vai decorrer, sublinhando que se trata de "uma ação de alto prestígio" para Portugal. "Vão ser nossos embaixadores, um pouco como as nossas missões olímpicas, nas quais os atletas são representantes do País. Vão prestigiar Portugal, sendo úteis ao Mundo."

 

José Manuel Constantino referiu ainda o caráter especial do desporto no reforço das relações sociais. "Sabemos o valor mágico que uma bola, um cesto e uma baliza têm na aproximação das pessoas", apesar das diferenças linguísticas e culturais. "Trata-se de uma atividade com um grande poder de agregação, sobretudo dos mais jovens."

 

O presidente do COP referiu que a entrega do material desportivo à 6FND é "um sinal de reconhecimento" pelo trabalho dos militares portugueses e também "um sinal de esperança" para as populações da República Centro-Africana, " a viver num quadro difícil."

 

O tenente-coronel Antunes Gomes, comandante da 6FND, agradeceu a pronta resposta do COP e das Federações ao pedido de auxílio. " As vossas entidades partilham os valores que pretendemos transmitir na República Centro-Africana, que são de valorização social através do desporto e de defesa da igualdade de género."  

 

Com esta ação, a 6FND pretende não apenas contribuir para a segurança da República Centro-Africana, durante os seis meses da missão – entre setembro de 2019 e março de 2020 –, mas também procura favorecer o bem-estar e o desenvolvimento sociocultural da população, em ambiente de interação propiciado pelo desporto.

 

 

A cerimónia da entrega de material desportivo realizou-se na sede do COP, em Lisboa, na presença do presidente do COP, José Manuel Constantino; do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira; do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro; do secretário-geral da Federação Portuguesa de Basquetebol; João Carvalho; e do comandante da 6FND, tenente-coronel de Infantaria Paraquedista, Antunes Gomes, para além do capitão Gorjão Marques e do sargento-ajudante Luís Mateus, oficial de ligação e adjunto do comandante, respetivamente.

 

A 6FND entregou lembranças ao COP e às Federações de Atletismo, Basquetebol e Futebol.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 26 de julho de 2021 – 12:28:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...