18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Atlantic Surf Fest: Sul-americanos dominam segundo dia do Longboard Pro Gaia

 

O segundo dia do Longboard Pro Gaia, segunda etapa na Europa do Circuito Mundial de Longboard da World Surf League, teve hoje início cerca das 12h, na melhor fase da maré. Com boas ondas de meio metro a um metro e já com muito pouco vento a afectar a formação das ondas, a prova teve início com os quartos de final femininos.

 

Logo na primeira bateria, a brasileira Chloé Calmon arrasou, mostrando o porquê de ser a grande favorita à vitória. Com uma pontuação combinada de 18,03 pontos em 20 possíveis, a jovem brasileira não deu hipóteses à primeira de três japonesas inscritas no Longboard Pro Gaia.

 

Mizue Oguri terminou, então, esta prova em quinto lugar, a par da sua compatriota Keiko Kodaka (eliminada pela francesa Victoria Vergara – outra favorita) e da italiana Francesca Rubegni, que foi eliminada pela melhor nipónica em competição, Hiroka Yoshikawa, que conseguiu a segunda melhor pontuação do dia.

 

Quem também terminou o Longboard Pro Gaia na quinta posição ex-aequo foi a portuguesa Kathleen Barrigão que, por pouco, não avançou para as meias-finais. Kathleen surfou bem mas foi batida por escassas décimas de ponto pela francesa Carole Lormant. Bom trabalho de Kathleen, no entanto, a repetir a sua classificação da primeira etapa, disputada em França.

 

De seguida deu-se início à segunda fase masculina, onde o nível apresentado foi estratosférico! Logo na primeira bateria, assistiu-se à melhor disputa presenciada até agora, com o brasileiro Augusto Olinto e o peruano Piccolo Clemente (campeão mundial em título) a trocarem a liderança entre si, graças a ondas incríveis e muito bem pontuadas.

 

Foi um enorme espectáculo de longboard, que terminou com os dois scores mais altos da prova até agora – 18,67 pontos para Olinto e 17,07 para Clemente, respectivamente primeiro e segundo na bateria. Augusto, de 24 anos, conseguiu mesmo a primeira nota 10 da prova, para uma onda surfada na perfeição! Para trás, apesar de actuações interessantes, ficaram o brasileiro Reginaldo Nascimento e o argentino Surfiel Gil.

 

Na segunda bateria desta fase entrava em prova o último atleta português, o campeão nacional João Dantas. Numa bateria muito equilibrada entre os quatro atletas e contra três franceses, Dantas acabou em terceiro lugar (9o da geral), à frente de Robin Henry e a apenas quatro décimas de pontos de bater o ex-campeão europeu Edouard Delpero, que assim avançou para os quartos de final, juntamente com o seu compatriota Emilien Fleury.

 

Na terceira bateria masculina do dia voltámos a assistir ao domínio de dois atletas. O francês da Ilha Reunião, Martin Coret, que tem sido outra das grandes surpresas da prova, e o inglês Ben Skinner, multi-campeão europeu e Top 3 mundial, dominaram esta eliminatória com pontuações semelhantes (16 pontos para Coret e 15,90 para Skinner), deixando o argentino Daniel Gil e o francês Romain Maurin, ex-campeão europeu, para trás.

 

Na derradeira bateria desta fase, o líder do ranking europeu e também multi-campeão do velho continente, Antoine Delpero, disparou na liderança com 16 pontos e deixou a disputa pelo segundo lugar entre os restantes atletas. A sorte acabou por sorrir ao japonês Shohei Akimoto, que bateu por muito pouco o francês Aurelien Meynieux e o espanhol Alberto Fernandez, avançando igualmente para os quartos de final homem-a- homem, que serão disputados amanhã, a partir das 11h e com a previsão de ondas ainda melhores. O palco perfeito para terminar o Longboard Pro Gaia e o Atlantic Surf Fest 2016!

 

O Atlantic Surf Fest 2016 é uma organização do Portugal Ativo Club, com o total apoio da Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia e Turismo do Porto e Norte, o patrocínio da Douro Gaz, Liberty, Pagaqui, Novotel, Superbock e Junta de Freguesia de Canidelo, o apoio da Douro Marina, SupDouro, Nelo, Pena Park Aventura e Cespu, tendo como media partners o Porto Canal, FuelTV, Rádio Nova Era – Rádio oficial, SurfPortugal, Surftotal e Onfire.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 20:11:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...