18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Azores Airlines Pro 2016 presented by Sumol: Frederico Morais destaca-se em dia surpreendente

 

No segundo dia do Azores Airlines Pro 2016 presented by Sumol, a Praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, proporcionou boas ondas de 1,5m aos melhores surfistas do mundo, para a conclusão do primeiro round masculino e realização do seu segundo round completo.

 

Com as condições do mar a melhorarem substancialmente, os atletas entusiasmaram-se e elevaram a fasquia e o nível de surf, respondendo com performances incríveis ao longo do dia, causadoras de algumas surpresas.

 

As maiores foram as eliminações dos brasileiros Messias Félix e Jesse Mendes, ex-campeões desta prova, em 2012 e 2014, respectivamente. Mas não foram os únicos a serem surpreendidos por surfistas menos cotados, uma vez que atletas como os australianos Soli Bailey e Ethan Ewing, os brasileiros Bino Lopes e Michael Rodrigues, o costa-riquenho Carlos Muñoz, o japonês Hiroto Ohara ou os portugueses Vasco Ribeiro, Pedro Henrique e Nicolau Von Rupp (habituais nos lugares cimeiros do ranking mundial) também caíram da prova hoje.

 

Em destaque estiveram Yago Dora, Deivid Silva e Ian Gouveia, do Brasil, que fizeram das pontuações mais altas do dia, graças a ondas muito bem trabalhadas e manobras aéreas muito seguras, mas também o italiano Leonardo Fioravanti (líder do ranking mundial de qualificação), o americano Evan Geiselman ou o português Frederico Morais, que conseguiu um dos cinco melhores scores totais do dia.

 

“Kikas”, como é conhecido o surfista português em melhor posição no ranking mundial, teve uma entrada dominadora em prova, mostrando o “power surfing” que o levou a vencer já uma etapa este ano e batendo assim o americano Ian Crane, ambos eliminando o inglês Luke Dillon e o costa-riquenho Carlos Muñoz.

 

“Eu sabia que ia ser um heat difícil, por isso foquei-me apenas no que tinha a fazer”, afirmou um satisfeito Frederico à saída da sua bateria. “Gosto muito deste tipo de condições, pois encaixam bem no meu tipo de surf, o que torna tudo mais natural. Só faltam cinco etapas fortes até ao final do ano, por isso quero dar-me bem em todas, para tentar alcançar os meus objectivos. Esta e a próxima são em casa, por isso é sempre mais confortável, sobretudo com o apoio do público, que está a torcer por nós! Obrigado a todos os que hoje me incentivaram... sabe muito bem!”, concluiu o bi-campeão nacional.

 

O italiano Leonardo Fioravanti, de apenas 18 anos, foi outro dos surfistas que mais surpreendeu hoje, devido à recuperação incrível, nos últimos 5 minutos da sua bateria. A precisar de uma nota boa para melhorar a sua posição e avançar para a terceira fase, Leo (que já fez quartos de final na etapa açoriana, em 2014) apanhou duas ondas em menos de nada e destruiu-as com o seu surf veloz, conseguindo duas notas na casa dos 8 pontos e a segunda melhor pontuação do dia – 16,77 pontos em 20 possíveis.

 

A melhor ficou para Yago Dora, que fez 17,60 pontos logo numa das primeiras baterias do dia, deixando a melhor onda da prova para o seu compatriota Ian Gouveia, acabado de chegar de uma final no evento anterior, na Galiza. Gouveia fez um dos aéreos mais espetaculares e elevados vistos até agora, merecendo os 9,47 pontos em 10 possíveis atribuídos pelos juízes.

 

Entre os portugueses, infelizmente apenas Frederico Morais avançou e é agora o nosso único representante na prova masculina. Para trás ficaram Tomás Fernandes, Pedro Henrique, Vasco Ribeiro, Nicolau Von Rupp (que venceu muito bem a sua bateria) e os wildcards locais Pedro Cordeiro e Jácome Correia. Todos deram boa conta de si, mas acabaram eliminados em baterias muito renhidas, onde, desta vez, também não tiveram a sorte do seu lado.

 

Com 150.000 Dólares de prize-money para a prova masculina e 15.000 dólares para a feminina, o Azores Airlines Pro 2016 presented by Sumol, realiza-se de 6 a 11 de Setembro, na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores.

 

O Azores Airlines Pro 2016 presented by Sumol é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da Azores Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, SUMOL, SEAT, MEO,  Transinsular e Marques, contando ainda com aSPORT.TV como canal oficial para a sua transmissão em directo, a Mega Hits como rádio oficial, a RTP, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, MagicSeaWeed e Puro Feeling como media partners e a Federação Portuguesa de Surf como apoio oficial.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de julho de 2024 – 14:15:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...