Já em terras chilenas, a quinta etapa do Dakar 2011 estabeleceu ligação entre Calama e Iquique com 423 kms de especial e apenas 36 km de ligação.
A longa especial teve pistas com variadas características, mas no geral, o percurso conteve muitas pedras, faixas degradadas e dunas de areia. A quinta etapa terminou em frente ao mar, com uma descida de 2,3 kms e inclinação média de 32%.
O piloto Paulo Gonçalves esteve ontem em grande. O piloto da Equipa Bianchi Prata esteve nos lugares da frente em quase toda a etapa e no último WP (wp14), o piloto assumiu o comando, tendo assim ganho a 5ª Etapa, com dois minutos de vantagem para Marc Coma. Por sua vez, o piloto Pedro Bianchi Prata também fez uma bela etapa, tendo obtido assim o 55º lugar.
A Equipa BMW Motorrad by Speedbrain esteve ontem em destaque com o piloto Paulo Gonçalves em 1º lugar e Frans Verhoeven em 3º. Esta evidência só comprova, para os mais cépticos, que a BMW G 450RR responde com nível às mais variadas exigências de todo o tipo de competições.
Paulo Gonçalves segura o quarto lugar na classificação geral. O piloto de Esposende estava visivelmente satisfeito, manifestou assim a sua alegria: "
Foi uma etapa muito grande, muito dura e com muita navegação. Mas adorei a especial que foi bastante técnica e com belas paisagens. Hoje a equipa BMW Motorrad by Speedbrain alcançou um resultado brilhante! Consegui vencer a etapa muito pelo grande trabalho que está a ser desenvolvido por todos os elementos da equipa. Vou continuar a ser rápido mas sempre com prudência para chegar a Buenos Aires. Aproveito para agradecer a todos que me têm apoiado, muito obrigado a todos eles. "
Pedro Bianchi Prata encontra-se no 38º posto da geral. O piloto resume a 5ª etapa de ontem: " A etapa correu bem. Consegui subir onze lugares comparativamente à etapa de ontem. Mas mais uma vez, tive ser ter cuidado pois apanhei muito pó. Estou muito feliz por o Paulo ter ganho a etapa. A equipa está a cumprir os objectivos propostos. Vou continuar a lutar pois ainda falta muito Rally. "
Na sexta etapa vai englobar uma parte no deserto de Atacama, onde a alternância de pisos vai ser uma constante, o que exigirá muita paciência a todos os pilotos. A ligação será efectuada entre Iquique e Arica, com 456 kms de especial.