A meio da prova piloto faz balanço muito positivo
Equipa portuguesa corresponde ao objectivo da sua contratação
No dia em que os concorrentes do Dakar 2011 gozaram de um merecido descanso antes de abordarem a segunda semana de prova, a dupla Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza faz um balanço muito positivo da sua participação na prova e do papel que estão a desempenhar na equipa oficial da BMW.
Após a 6.ª etapa a equipa portuguesa está a apenas 3m18s do ambicionado lugar no Top 10, tem sido de uma enorme utilidade para a equipa X-raid e tem vindo a a melhorar o seu ritmo progressivamente.
“
Estamos muito perto do Top 10, que é o nosso objectivo pessoal, e correspondemos ao que a equipa espera de nós. Temos estado suficientemente perto dos primeiros em todas as etapas e até já por duas vezes nos mandaram andar mais devagar. Entrámos agora na equipa mas queremos ficar cá mais anos. Esta é uma primeira fase”, destaca Ricardo Leal dos Santos.
De salientar que o BMW X3 CC da dupla portuguesa é o mais pesado da equipa transportando cerca de 130 kg de material. Para além disso, e por ser piloto oficial, Ricardo Leal dos Santos está obrigado a utilizar uma caixa de 5 velocidades, o mesmo acontecendo com Stéphane Peterhansel e Guerlain Chicherit, mas não com os restantes pilotos da equipa que utilizam uma caixa de 6 velocidades.
7.ª Etapa – Arica – Antofagasta – 611 km de Sector Selectivo
Os pilotos vão voltar à corrida para a etapa mais longa do rali, que marca o início de uma sequência muito selectiva. Duas sessões cronometradas farão parte do menu, com uma secção dividida em duas partes durante a manhã. O fim da primeira parte ocorrerá no litoral, à medida que os veículos emergem das dunas ao longo de uma encosta íngreme. Os trilhos da segunda secção são mais rápidos e os pilotos vão, sem dúvida, cruzar a linha de chegada ao som de uma enorme ovação.
Classificação após a 6ª etapa
1. Carlos Sainz (E)/Lucas Cruz Senra (E) Volkswagen Race Touareg 20h39m41s
2. Nasser Saleh Al-Attiyah (QA)/Timo Gottschalk (D) Volkswagen Race Touareg a 2m342s
3. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) BMW X3 CC a 14m51s
4. Giniel de Villiers (ZA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Race Touareg a 31m09s
5. Kryzsztof Holowczyc (PL)/Jean-Marc Fortin (B) BMW X3 CC a 1h13m19s
11. Ricardo Leal Dos Santos (P)/Paulo Fiùza (P) BMW X3 CC a 3h11m12s