18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Circuito Mundial ITF regressa esta semana com a Oeiras Magnesium-K Active Cup

 

 

Depois de cinco meses de interrupção devido à pandemia covid-19, o circuito mundial da Federação Internacional de Ténis (ITF) regressa esta semana aos “courts” e logo com um torneio em solo português: o Clube Escola de Ténis de Oeiras é palco da Oeiras Magnesium-K Active Cup, a única prova feminina prevista para a primeira semana do regresso, entre 16 e 23 de agosto.

 

 

Coorganizado pelo CETO e pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT), o torneio distribui um total de 15 mil dólares em prémios monetários e tem reservados 10 pontos para a vencedora.

 

A tetracampeã nacional absoluta Francisca Jorge foi a única tenista portuguesa a obter entrada direta no quadro principal de singulares, fruto do 579.º lugar que ocupa no "ranking" WTA, mas receberá a companhia de quatro compatriotas: Inês Murta (645.ª), Maria Inês Fonte (912.ª), Sara Lança (1011.ª) e Ana Filipa Santos (1141.ª), que receberam os quatro “wild cards” à disposição da organização.

 

A principal candidata ao título é a espanhola Cristina Bucsa, que aos 22 anos já sabe o que é vencer em Portugal. Atual número 177 da hierarquia feminina, a tenista do país-vizinho conta no currículo com quatro títulos, os dois primeiros em Portugal (Santarém, em 2017, e Porto, no ano seguinte).

 

Na lista de inscritas seguem-se a russa Anastasiya Komardina, que é a número 203.ª do mundo e foi 15.ª em juniores, a dinamarquesa Clara Tauson (que com apenas 17 anos já é 212.ª e foi uma das últimas tenistas a passar pela liderança do “ranking” mundial de sub 18) e Eva Guerrero Alvarez (229.ª), a campeã em título do Porto Open.

 

Espanha e França (ambos com quatro) são os países com mais representantes garantidas no quadro principal de 32 jogadoras: às 19 com entrada direta juntam-se seis tenistas provenientes da fase de qualificação, as quatro convidadas portuguesas e três top 100 de juniores (Maria Bondarenko, Alexandra Vecic e Sebastianna Scilipoti).

 

Depois da Oeiras Magnesium-K Active Cup, o circuito internacional feminino tem outras três paragens já confirmadas em localidades portuguesas: Montemor-O-Novo (25 mil dólares, de 31 de agosto a 6 de setembro), Figueira da Foz (25 mil dólares, de 7 a 13 de setembro) e Santarém (15 mil dólares, de 14 a 20 de setembro).

 

Texto - Gaspar Ribeiro Lança

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 18:27:37

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...