18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Domingues e Oliveira juntam-se a Araújo na segunda ronda do Oeiras Open 3

 

Um dia depois de Pedro Araújo, também João Domingues e Gonçalo Oliveira carimbaram o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Oeiras Open, torneio do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, entre os dias 19 e 26 de junho no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
 
Numa jornada iniciada com chuva, que atrasou o desenrolar da ação, João Domingues (321.º) foi o primeiro português a seguir em frente. A competir em solo português pela primeira vez desde que regressou aos títulos no circuito Challenger, em Salvador da Baía, o tenista de Oliveira de Azeméis enfrentou três match points consecutivos, mas conseguiu anulá-los e venceu os últimos cinco jogos do encontro para superar o espanhol Carlos Gimeno Valero (371.º) por 7-6(4), 4-6 e 7-5 em 2h44.
 
“Acho que nunca tinha ganho um encontro assim. Ele serviu a 5-4 e teve 40-0, mas eu mantive-me no ponto. Para ser sincero, senti-o demasiado relaxado, por isso aproveitei para me aproximar no marcador e às vezes o ténis surpreende-nos. Quer pela positiva, quer pela negativa, mas desta vez tive a sorte do meu lado e consegui vencer o jogo”, admitiu Domingues, que se sente recuperado da lesão no pé que o afetou ao longo dos últimos meses. "Agora estou bastante melhor, nem se compara. Já consigo jogar sem estar preocupado e as últimas semanas têm sido boas, estou a subir o nível e a começar a lutar pelos meus objetivos."
 
Na segunda ronda, João Domingues vai enfrentar o belga Michael Geerts, número 243 mundial que eliminou o quarto cabeça de série, Daniel Dutra Da Silva (234.º), por 6-2 e 6-4.
 
Depois, foi a vez de Gonçalo Oliveira (351.º) pisar o Court Central do Jamor e também o portuense precisou de se aplicar para seguir em frente: 6-4, 5-7 e 6-1 foram os parciais da vitória sobre Thomaz Bellucci, brasileiro que já foi 21.º do ranking mundial e que na véspera passou com sucesso pelo qualifying do Oeiras Open, que assinalou o seu regresso à competição após oito meses afastado por conta de um par de lesões.
 
O encontro luso-brasileiro terminou às 20h52, quando a pouca iluminação natural já ameaçava suspender a jornada, e deu ao tenista português motivos para sorrir depois de superar um período complicado por causa de uma lesão no joelho.
 
“Estou surpreendido, não esperava jogar tão bem. Comecei mal, lento, mas dei a volta. Estou muito contente porque tenho passado por tempos difíceis e regressar com uma vitória é sempre bom”, afirmou antes de especificar os problemas físicos que o perturbaram: “Tive uma lesão no joelho que quase me obrigou a ser operado, mas com descanso e tratamento consegui resolver e agora o tendão e o menisco já não estão mal. Estive um mês sem tocar na raqueta, por isso fiquei contente com o nível de jogo.”
 
Apurado para a segunda ronda de um torneio do ATP Challenger Tour pela quarta vez em 2022, Gonçalo Oliveira procura os primeiros quartos de final do ano a este nível. Para o fazer, terá de superar um dos jogadores mais credenciados do elenco: Nicolas Jarry, que chegou a ser 38.º em 2019 e atualmente ocupa o 129.º posto, que lhe vale o estatuto de terceiro cabeça de série.
 
O chileno superou Eduard Esteve Lobato por 6-4 e 6-4 para se afirmar como o maior candidato ao título a par do argentino Facundo Bagnis (segundo pré-designado, que venceu Lucas Gerch por 3-6, 7-6[3] e 6-3), um dia após o afastamento precoce de Roberto Carballes Baena.
 
Do trio de portugueses apurado para a segunda ronda, dois representantes nacionais irão a jogo já na quarta-feira: João Domingues será o primeiro, não antes das 12 horas, seguido de Pedro Araújo.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 16:35:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...