Em pares, oliveirense avançou ao lado de Pedro Sousa
O português João Domingues concluiu, esta quarta-feira, a participação na variante de singulares do Indoor Oeiras Open com uma derrota na segunda ronda do quadro principal. Mais tarde, voltou ao court e ao lado de Pedro Sousa apurou-se para os quartos de final do torneio, que é organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras entre os dias 1 e 8 de janeiro no Complexo de Ténis do Jamor.
O jogador de Oliveira de Azeméis (atual 287.º classificado no ranking ATP) cedeu por 6-3 e 7-6(7) para o austríaco Maximilian Neuchrist (274.º), que já o tinha afastado no Maia Open em novembro.
Frente a um adversário que adora as condições rápidas da nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, Domingues precisou de combater o forte serviço e direita de Neuchrist (em especial a paralela). O oliveirense ainda dispôs de cinco break points ao longo do duelo (três para contra-break no terceiro jogo e mais dois para ficar a servir para o segundo parcial), mas nunca conseguiu quebrar o opositor, que pareceu sempre muito confortável em court.
Com este resultado, Gonçalo Oliveira passou a ser o único jogador português em prova no quadro principal de singulares. O portuense de 27 anos (507.º ATP) defronta na quarta-feira o belga Joris De Loore (341.º), com um lugar nos quartos de final em jogo.
Também esta quarta-feira, o Indoor Oeiras Open perdeu o primeiro cabeça de série. Claro favorito à vitória quer nesta, quer na próxima semana, o lituano Ricardas Berankis (que ocupando o 168.º lugar no ranking podia disputar o qualifying do Australian Open na próxima semana, mas optou pela viagem a Portugal) perdeu uma batalha de 2h52 para Cem Ilkel (378.º).
O turco começou o torneio a derrotar o português Pedro Araújo na primeira ronda do qualifying e celebrou a quarta vitória da semana graças aos parciais de 6-2, 5-7 e 7-6(3). Num duelo entusiasmante, Ilkel quase desperdiçou vantagens de 6-2 e 3-0, bem como 3-0 e 5-2 no parcial decisivo, só que recompôs-se a tempo de afastar o cabeça de cartaz.
Nos quartos de final, o antigo top 150 (foi 144.º em 2021) vai medir forças com uma das maiores promessas do ténis mundial. Aos 17 anos, e depois da liderança do ranking de juniores e do título de Roland-Garros no escalão em 2022, Gabriel Debru (630.º) entrou no quadro principal do Indoor Oeiras Open devido a uma nova regra de 2023 que dá prioridade de entrada nos torneios Challenger aos melhores juniores do ano anterior e tem aproveitado a oportunidade. Esta quarta-feira, superou o alemão Elmar Ejupovic — que na véspera afastou Pedro Sousa — por 6-3, 4-6 e 7-5 para alcançar pela primeira vez uns quartos de final.
Na variante de pares, João Domingues e Pedro Sousa levaram a melhor sobre Gonçalo Oliveira e o suíço Luca Margaroli após três partidas, por 7-6(5), 4-6 e 12-10 com um match point anulado no "tira-teimas", e avançaram para os quartos de final. Seguem-se Victor Vlad Cornea e Petr Nouza, quartos favoritos ao título que será entregue no próximo sábado.